Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Festival de Teatro Velha Joana chega a sua 10ª edição e terá mais de cinquenta apresentações

Da Redação - Isabela Mercuri

A cidade de Primavera do Leste recebe, nesta sexta-feira (28), a abertura do X Festival de Teatro Velha Joana. Com mais de cinquenta apresentações, o evento terá peças nos centros culturais, praças e escolas, feiras, pista de caminhada, ruas e até em terrenos baldios da cidade.

Leia mais:
Festival de dança e culinária árabe terá curso de 'Técnicas de Quadril' com bailarina internacional

A abertura do festival acontece às 19h30 de sexta (28), no Centro Cultural da cidade, e terá ainda apresentação do espetáculo “Quando você chorava lendo o Pequeno Príncipe”, do grupo Primitivos, pela Mostra Oficial. Por fim, plateia e artistas dialogam sobre o processo criativo da companhia.

Wanderson Lana, um dos organizadores, explica que a peça homenageia o coordenador de Interiorização da Cultura da Sec-MT Anderson Flores (in memoriam), que foi ativista e se dedicou aos pontos de cultura e ao fortalecimento das artes cênicas no Estado.

“Anderson esteve sempre ligado ao teatro e às políticas públicas nas artes cênicas, no Cultura Viva. Sua presença sempre foi fundamental e determinante. É também um dos organizadores do Circuito, além de ser muito amigo do Teatro Faces”, afirma Wanderson. O Teatro Faces é idealizador do Festival, que neste ano chega a sua décima edição.

“Idealizar o festival neste ano só foi possível graças ao apoio do Governo de Mato Grosso, via Secretaria de Cultura. Esse apoio dá voz ao mais democrático festival de teatro do Estado. São 51 apresentações, em três mostras diferentes que apresentam artistas de Mato Grosso, de outros estados, companhias que estão iniciando seus projetos ou grupos que estão sendo formados nas escolas”, completa. As três mostras são divididas entre grupos estudantis, de projetos sociais, de escolas de teatro e da escola de teatro municipal.
Imprimir