Imprimir

Notícias / Tecnologia

Amazon revoluciona supermercado: nele você simplesmente entra, pega o que quer e vai embora

Hypeness

Certas invenções são de tal forma impactantes que basta experimenta-las por um instante para se ter certeza de que um novo e diferente futuro chegou. E nesse futuro (pelo visto) próximo, as filas e caixas podem simplesmente deixar de existir.

Esse parece ser o caso do Amazon Go, o novíssimo conceito em loja física apresentado pela Amazon que pretende reinventar a experiência de se fazer compras de maneira radical: trata-se de um supermercado em que não há filas para pagar nem mesmo caixas; você simplesmente entra, pega o que quer e vai embora.

É claro que ainda é preciso pagar – a Amazon não reinventou o capitalismo, afinal. O Amazon Go em princípio é um supermercado comum, similar a todos que conhecemos, mas no qual para se fazer compras é preciso abrir um aplicativo antes de entrar – que automaticamente detecta os produtos que você pegou e, quando você sair, o próprio aplicativo finaliza a compra e cobra a fatura.



Tudo que você pegar da prateleira é adicionado ao seu carrinho virtual, através de um sistema de inteligência artificial e sensores similar ao dos automóveis autônomos – que dispensam condutores para se locomover. Caso você se arrepender de certo produto, basta devolve-lo à prateleira que o produto desaparece de sua cobrança.

A loja será aberta no início do ano que vem, em Seattle – cidade sede da Amazon, nos EUA – e promete ser o início de outras revoluções no uso de tal tecnologia.

Em um futuro (pelo visto) próximo, as filas e caixas podem simplesmente deixar de existir. A Amazon Go será uma nova e gigante entrada de receita na empresa, e potencialmente uma igual gigante saída de receita para os bolsos dos mais impulsivos, que poderão realizar qualquer desejo entrando em uma loja e simplesmente pegando o que quiserem.

© fotos: reprodução
Imprimir