Imprimir

Notícias / Política Cultural

Circuito de Astronomia promove oficinas de foguete, telescópio, observação do céu, palestras sobre ET’s e mais

Da Redação - Naiara Leonor

Montagem de foguete, nebulosa, telescópio galileano, teatro, holograma virtual, anéis de saturno e todo o Sistema Solar são algumas das atividades que o Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) vai promover no dia do aniversário de Cuiabá, 08 de abril. Um sábado com programação extensa sobre astronomia com o pessoal do projeto “Descobrindo o Céu de Cuiabá”, que desta vez vem com o II Mini Circuito de Astronomia com entrada franca, acessibilidade e programação liberada o dia todo no campus da universidade em Cuiabá. Inscrições abertas AQUI.

Leia mais:
Mini curso de astronomia gratuito e projeto de cinema imersivo são formas de aproximar sociedade da ciência

A magia do conhecimento do espaço vai encantar e educar crianças e adultos durante o Mini Circuito de Astronomia. Ondas gravitacionais, fenômenos óticos, astrobiologia podem parecer assuntos complexos, mas serão transmitidos de forma acessível no evento, que tem algumas das atividades direcionadas especificamente para crianças.

Na “Cozinha Estelar” por exemplo, a atriz Thereza Helena faz um Teatro G’astronômico para crianças de 7 a 10 anos. Os baixinhos com idade a partir de 4 anos descobrirão as fases da Lua e os anéis de Saturno com Thais Costa Brunelli.

E é claro que o assunto “extraterrestres” não podia faltar. Para abordar o tema, o Professor Denilton Gaia realiza a palestra “Astrobiologia – há vida lá fora?”, que vai comentar sobre uma série de perguntas sobre vida extraterrestre, como o que é a vida? A evolução física e química foi igual em todo o Universo. Será também a biologia? O que precisa existir em um planeta para que surja a vida?

A programação tem início às 8h30 com cerimônia de abertura e tem sua última atividade às 18h que é a observação do céu noturno com uso do telescópio no estacionamento atrás da Biblioteca Central da UFMT.

O II Mini Circuito é uma parceria entre Instituto de Física da UFMT, a agência de notícias sobre Astronomia, Space News MT (da blogueira, Adriana Nascimento), o Rotary Clube de Cuiabá através do astrônomo amador, Paulo Wolkmer e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITEC), que permitiu ampliar e melhorar o número de oficinas ofertadas, e com a Secretaria de Educação de Cuiabá e o PIBID/LIBRAS, que proporcionará o atendimento de crianças e adolescentes que necessitem de atendimento especial. 
Imprimir