Imprimir

Notícias / Religiosidade

Casa espírita mais antiga de MT é homenageada em solenidade que celebrou 160 anos do espiritismo na AL

Da Redação - André Garcia Santana

Os 160 anos do surgimento do espiritismo foram celebrados em uma solenidade realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso na manhã desta terça-feira (18). Na sessão, representantes da religião e do poder público lembraram as origens da doutrina e destacaram a importância do debate para o esclarecimento de preconceitos e combate à intolerância. As homenagens foram presididas pelo deputado Allan Kardec (PT),  que queconcedeu certificações à diversos centros espíritas, incluindo a Casa Matheus, a mais antiga do Estado.

Leia mais:
'Rejeitada' após reforma, Catedral abriga padroeiro, grandes nomes da história e pinturas de mutilado de guerra

Localizada em Cáceres (240 km de Cuiabá), a casa foi a quarta a ser fundada no Brasil, de acordo com seu atual presidente, Antônio Dan.  “A fundação aconteceu no dia 30 de novembro de 1896, o livro dos espíritos fazia uns trinta anos. Mas certamente esses pioneiros já se reuniam antes para iniciar os estudos, então houve esse marco que foi a fundação de uma associação’, diz.

Na opinião do deputado Allan Kardec, a abordagem do tema é garantida pela laicidade do Estado, que permite debater diferentes religiões e promover o respeito a todas elas. “Embora seja uma religião acessada, o espiritismo ainda é alvo de muitos preconceitos, em um país de maioria cristã. Justamente por isso precisamos falar sobre a religião, que também segue os ensinamentos de Jesus Cristo e está apoiada na fé e na caridade.”

Para Antônio, a realização da Solenidade é importante porque desperta a curiosidade das pessoas para conhecer melhor o assunto. “A gente sente esse preconceito no meio social, quando nos apresentamos em alguns ambientes não espíritas, alguns olham como se fosse algo mal, mas é falta de conhecimento. Sinto que já melhorou muito, antes era pior.”

Ele também ressalta que a grande lição do espiritismo, repassada por meio de obras psicografadas por médiuns como Chico Xavier, é a prática da caridade. Deste modo, seu trabalho na cidade se estende também ao Lar Servas de Maria, que abriga 37 idosos, e à Casa Unidade, Fé e Caridade, onde são recebidas pessoas carentes. Lá, elas ouvem o evangelho e recebem ajuda material. O presidente também garante que todos aqueles que buscam conhecer melhor a religião são bem vindos.  

“O espírita que não pratica a caridade a gente considera que não é, não está participando de forma completa. Estamos abertos a todas as pessoas, sem preconceito nenhum. Este é um dos nossos princípios e está no estatuto, como a primeira cláusula: não pode ter preconceito de espécie alguma.”

O Espiritismo

O Brasil é o país com maior número de espíritas no mundo e conta mais s de 4 milhões de adeptos segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Em Mato Grosso, há mais de 200 Centros espalhados pela Capital e Interior.

O Livro dos Espíritos foi publicado pelo educador Hippolite Léon Denizard Rivail, sob pseudônimo de Allan Kardec e tráz 1.018 perguntas e respostas sobre os fundamentos da doutrina espírita. As pesquisas para o livro foram iniciadas em 1854, após os fenômenos das mesas girantes, que ocorreram em Paris durante reuniões realizadas por famílias francesas e revelaram a existência dos espíritos - pessoas que já haviam morrido - e que responderam as perguntas cujo resultado produziu o Livro dos Espíritos.
 
Imprimir