Imprimir

Notícias / Literatura

O menino que se reinventou: autora e ilustradora lançam biografia infantil de Rondon no Sesc Arsenal

Da Redação - Naiara Leonor

“À procura do menino que há tempos ouvi falar, encontrei essa história que começou lá na linha do horizonte da planície pantaneira, em um lugar chamado Sesmaria do Morro Redondo, conhecido como Mimoso, no Estado de Mato Grosso, Centro-Oeste brasileiro, em 5 de maio de 1865...”. Assim a autora cuiabana Daniela Freire começa a narrativa de Jeri Kurireu, o menino que se reinventou, livro publicado pela Entrelinhas Editora, que apresenta aos jovens a biografia do mato-grossense Cândido Mariano da Silva Rondon, uma das personalidades mais destacadas do século XX em todo o Ocidente, e será lançado no próximo dia 5 de maio de 2017, no Sesc Arsenal, na data do seu nascimento.  

Leia mais:
Estudantes da rede municipal terão aula de campo sobre Cuiabá na Orla do Porto

O livro relata como um menino de uma pequena localidade no interior do Brasil alcança uma das posições mais destacadas na história do mundo. Considerado pelo Instituto de Geografia de Nova Iorque um dos cinco maiores exploradores do planeta, Rondon foi indicado ao prêmio Nobel da Paz em três ocasiões (1925, 1953 e 1957), sendo a primeira delas por ninguém menos que o físico alemão Albert Einstein, “em reconhecimento à sua postura antirracista e pelo pioneirismo na luta para abolir as diferenças entre as nações indígenas e a cultura dos colonizadores, sejam eles militares, religiosos, fazendeiros, mineradores, seringueiros”, destaca a autora no livro.
 
A  obra “Jeri Kurireu: o menino que se reinventou” da psicóloga e pesquisadora da infância Daniela Freire, tem ilustração da artista plástica e publicitária Daniele Dias e faz parte da coleção infantojuvenil da Entrelinhas dedicada a biografia de personalidades mato-grossenses.
 
Um livro pra contar a histórica de vida do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, evidenciando a relação com os povos indígenas e vivência dos desafios de sua vida desde a infância e na perspectiva das crianças e adolescentes, é como explica a autora Daniela.
 
A obra pode ser um auxílio para os campos educacional e cultural, uma vez que é fonte de informação de fatos históricos ao mesmo tempo em que convida o leitor ao exercício da reflexividade, incentivando o protagonismo.
 
São muitas as homenagens que este mato-grossense recebeu, dando seu nome a uma cidade, como Rondonópolis, em Mato Grosso, a um Estado, Rondônia, e até mesmo ao meridiano 52, o Meridiano Rondon.
 
Sobre a autora e a ilustradora
 
Além de mato-grossenses, Dani e Dani têm algo em comum com Rondon: Dani Dias é neta de João Dias de Moura e Dani Freire, filha do poeta Silva Freire, ambos nascidos em Mimoso, terra de Rondon.

Daniela Freire é psicóloga, nasceu e cresceu em Cuiabá e gosta de inventar novos jeitos de falar sobre a vida para as crianças. É professora do Departamento de Psicologia da UFMT, coordenadora do grupo de pesquisa de Psicologia da Infância e atua no programa de pós-graduação em Educação. É autora também escreveu para a editora, “Bugrinho: que menino é esse?”, com a biografia do seu pai, o poeta Silva Freire, para crianças, livro ilustrado pelo artista plástico Marcelo Velasco.
 
Daniele Dias é ilustradora nascida em 1981 na cidade de Cuiabá. Cresceu nas terras pantaneiras de São Pedro de Joselândia, distrito de Barão de Melgaço.
 
Serviço

O quê: Lançamento do livro “Jeri Kurireu: o menino que se reinventou”
Autoras: Daniela Freire, com ilustrações de Daniele Dias
Quando e onde: Dia 5 de maio (aniversário de nascimento de Rondon), no Sesc Arsenal, em Cuiabá, a partir das 19h30.
Valor do livro: R$ 56,90 (no dia do lançamento: R$ 50,00)
Imprimir