Imprimir

Notícias / Artes visuais

Escultura de Humberto Espíndola em homenagem a Cuiabá é feita para ambiente aquático

Da Redação - Isabela Mercuri

Uma escultura em homenagem aos 300 anos de Cuiabá – que se aproximam – foi mostrada à população no último final de semana, durante exposição dentro da réplica do Museu Casa de Guimarães – Sala de Memória na Arena Pantanal. “Monumento ao Carro de Boi” é uma criação do artista plástico Humberto Espíndola e é feita para ser instalada em ambiente aquático.

Leia também:
Gabinete une café, chapelaria, sebo, bar e galeria de arte em ambiente intimista em Cuiabá

Composta por sete hastes de aço, a escultura possui no topo representações de chifres de boi de canga, feitas com resina e pó de mármore sobre estrutura de ferro e tela de arame. Além destas, outras duas hastes sustentam duas rodas, feitas com círculos de aço com desenhos estilizados. A ideia é que quem observa a obra veja novos desenhos nos recortes de entremeio conforme anda em torno dela.

De acordo com a assessoria, a escultura pode chegar a treze metros de comprimento (a partir da primeira haste) e três metros de largura. “Tive uma visão minimalista, substituí o boi por chifres e rodas flutuando, como o carro de Netuno, o Deus das Águas, por isso a ideia de levá-lo para água. O estudo da escultura se baseia na presença do boi e das primeiras boiadas em Mato Grosso, que trouxe consigo essa estrutura agrária que se mantém forte até hoje. Depois do mito do ouro veio o berro do boi”, comentou Humberto Espíndola.

O artista, que geralmente trabalha com pintura de quadros, explica que teve que pensar de forma diferente para criar a escultura em homenagem ao aniversário da capital, e que foi um desafio. “É um boi ancestral, uma iconografia para deixar para a arte da visualidade, de como eu vi a história de Cuiabá dentro da minha vida”, finaliza.
Imprimir