Imprimir

Notícias / Religiosidade

'Lavagem das Escadarias' da igreja São Benedito acontece pela primeira vez com a presença de quilombola

Da Redação - Isabela Mercuri

Pela primeira vez – em mais de duzentos anos – acontecem nas igrejas Nossa Senhora do Rosário e São Benedito o ritual de ‘Lavagem das Escadarias’, no próximo sábado (24), a partir das 8h30. O ritual, tradição das comunidades de religião afro brasileiras, vem para pedir respeito a todas as crenças e dizer não ao preconceito e racismo. Participa do evento, inclusive, o senhor Antônio Multo, mais antigo remanescente quilombola de Mata Cavalo.

Leia também:
Festa do Divino Espírito Santo terá toda renda revertida para reforma da Catedral

O ritual tradicional acontece com cânticos e hinos religiosos, além de toques de tambores e todos vestidos de branco. De acordo com a comissão organizadora, lavar as escadarias simboliza “Lavar as tristezas, pedir paz e saúde, sempre com a proteção de São Benedito”.

De acordo com a assessoria, o ritual é feito com a essência de alfazema, flores e água, e busca partilhar com o público a energia positiva das ervas e dos elementos da natureza, pois seus seguidores acreditam na importância desses elementos no tratamento terapêutico, energético e também com a benção de todos os orixás.  

A concentração para o evento acontece na Rua Bandeirantes, e são esperadas cerca de trezentas pessoas. Antônio Mulato, o quilombola que fará uma participação especial, irá acompanhado da comunidade escolar.
Ele completou 113 anos no último mês de junho, e é o mais antigo remanescente quilombola, morador do quilombo de Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento.

A realização do evento é da Associação Umbandista de Mato Grosso, Federação Nacional de Umbanda e dos Cultos Afro Brasileiros e Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de Mato Grosso.
 
Serviço

Lavagem das escadarias
Data: Sábado, 24
Horário: 8h30
Imprimir