Imprimir

Notícias / Religiosidade

Tradicional Festa de São Benedito segue até o próximo domingo com apresentações, feirinha e procissão

Da Redação - Isabela Mercuri

A tradicional festa de São Benedito começou oficialmente na última quinta-feira (29), com uma missa realizada às 5h da madrugada, e segue até domingo (2). Todas as noites acontecem apresentações artísticas e feira gastronômica com pratos típicos da região.

Leia também:
'Lavagem das Escadarias' da igreja São Benedito acontece pela primeira vez com a presença de quilombola

Realizada desde antes da construção da capela na lateral da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a festa tem seus primeiros registros em 1722, quando era feita em uma igreja de pau a pique, localizada onde fica hoje a Praça da Mandioca. Quem a organizava era a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. 

De acordo com a assessoria, foi em 1823 que os festeiros pediram autorização a Dom Pedro I para cultuar São Benedito, e essa é, segundo historiadores, a provável data de construção da atual capela.
 
Neste ano, o tema da festa é “São Benedito proteja os biomas em defesa da vida”, uma alusão à Campanha da Fraternidade lançada em fevereiro. Na primeira missa, o padre Marco Antonio destacou a fé e a devoção do povo cuiabano e chamou os fieis a ajudar no resgate de crianças e da juventude.

As apresentações artísticas e culturais continuam nessa sexta, sábado e domingo (veja AQUI). No último dia, domingo (2), acontece também almoço, e, à partir das 15h, a aguardada procissão, em que são esperados aproximadamente 50 mil fieis.  

Na procissão, os participantes sairão da igreja e percorrerão um trecho da Avenida Historiador Rubens de Mendonça (até o Hospital Amecor), com retorno à Paróquia do Rosário e São Benedito, onde estão previstas ainda apresentações culturais, shows e feira gastronômica.
Imprimir