Imprimir

Notícias / Tecnologia

Publicitário de Cuiabá cria canal no Youtube para dar dicas de tecnologia e webdesign

Da Redação - Isabela Mercuri

Foi com o objetivo de ajudar outras pessoas, e compartilhar o conhecimento que tinha sobre tecnologia, design e marketing digital, que o publicitário Ricardo Valério Sanches, 30, que é do Paraná, mas mora em Cuiabá há 13 anos, criou um canal no Youtube com seu nome. Lá, ele dá dicas e ensina truques de diversos programas de computador.

Leia também:
Escolas municipais devem receber R$13 mi em produtos após acordo entre Emanuel e Microsoft

Ricardo é formado em publicidade e propaganda pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e em ‘Desenvolvimento de sistemas’ pelo Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). Atualmente, é sócio-proprietário da empresa ‘Due’, uma agência digital.

“Em 2006 comecei a estudar e trabalhar com tecnologia e design, mas tinha muita dificuldade em encontrar conteúdos específicos que me ajudassem a superar os desafios do dia a dia. Na maioria das vezes, os artigos e vídeos que me ajudavam eram em outras línguas, quase sempre em inglês”, lembra.
 
Com o tempo, Ricardo chegou a fazer cursos grátis pela internet, mas ainda sentia falta de canais de comunicação que oferecessem soluções rápidas para suas dúvidas. “Em agosto de 2016 decidi que iria criar um canal e compartilhar soluções para ajudar outras pessoas, mas pouco sabia sobre audiovisual e a qualidade técnica dos vídeos era bem ruim. Então fui estudando mais sobre como produzir vídeos para internet e publicando vídeos com pouca frequência”.
 
Em junho deste ano, no dia dos namorados, ele ganhou, então, uma nova lente de sua namorada, que também o ajudou a montar um cenário para melhorar a qualidade de seu canal. “Desde então o canal começou a ganhar visibilidade em grupos de tecnologia em redes sociais e superou algumas expectativas que eu tinha para este início, como atingir 10.000 visualizações, ter 150 novos inscritos nos últimos 28 dias e receber novos comentários com elogios, sugestões e pedidos de ajuda todos os dias”.

Ricardo em seu novo estúdio (Foto: Arquivo Pessoal)
 
Segundo Ricardo, o objetivo maior é mostrar aos seguidores que é possível ter seu próprio site, ou fazer uma divulgação melhor nas redes sociais. Ele garante, ainda, que o objetivo não é financeiro. “Já ajudei algumas pessoas que solicitaram meu contato através do canal sem esperar nada em troca. A recompensa para mim é ver que está crescendo cada vez mais a procura por conhecimento e que os jovens estão começando a criar suas próprias soluções cada vez mais cedo”.
 
O público do canal de Ricardo, hoje, é formado em sua maioria por jovens de 17 a 35 anos, muitos que trabalham em alguma área relacionada ao web design. “Mas há também pessoas que querem aprender para realizar projetos pessoais e conquistar suas independência financeira”, finaliza.
 
Para conhecer mais sobre o canal de Ricardo, acesse AQUI.
Imprimir