Imprimir

Notícias / Comportamento

Preparação dos jovens cuiabanos para a JMJ inicia hoje e segue até o fim da semana

Da Redação - Vanessa Alves

Começa hoje e segue até domingo (21), a preparação dos jovens cuiabanos que irão participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro entre os dias 22 a 29 de julho. As atividades da Semana Missionária (Pré-Jornada) estão sendo organizadas pela Arquidiocese de Cuiabá que prevê a participação de quatro mil pessoas.

A Semana Missionária irá se iniciar com a missa realizada na Catedral Basílica Bom Jesus de Cuiabá às 18h30 desta terça-feira (16). Durante todo o evento participarão jovens de diversas paróquias da capital, e a missão é passar por escolas e bairros para evangelizar.

Leia também:
Empresários se únem e realizam 'Bazar Bom do Bem' a partir desta 3ª em prol da Apae-MT
Jovens peregrinos chegam hoje a Cuiabá, mas instalam-se em aldeias e comunidades rurais para intercâmbio

De acordo com a organização, a programação do evento segue com atividades com jovens católicos e atividades referentes ao grande evento mundial que irá ocorrer no país onde o lida igreja católica visita o país pela primeira vez. No sábado, além das missas celebradas nas paróquias, em Cuiabá, no Memorial Papa João Paulo II, no Morada do Ouro, acontecerá um show católico, do cantor e compositor Davidson Silva, da comunidade Shalon. O show será gratuitamente e, de acordo com a Arquidiocese, a expectativa é que comparecem cerca de 30 mil pessoas.

No domingo, às 6h, será a Caminhada da Fé, em procissão jovens irão levar a réplica da cruz da JMJ, símbolo do encontro, que foi recebida na capital no inicio de 2013. O trajeto da caminhada iniciará na igreja Catedral Basílica até o Memorial do Papa. Participará também da caminhada, o Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Milton Santos. Os fiés irão clamar pela defesa da vida, desde a concentração, e irão protestar contra a legalidade do aborto, projeto que está em tramitação na Câmara Federal, aguardando a assinatura da presidente Dilma Rousseff. O evento segue durante todo o dia, com apresentação de bandas e ministérios católicos regionais e missas.

Visitantes estrangeiros

Empolgados com a visita ao Brasil, peregrinos de outros países, desembarcaram no último domingo (15) em Cuiabá. Os 17 jovens estrangeiros, vindo da Itália da Diocese de Cuneo, participaram nos próximos dias da Semana Missionária, em preparação à Jornada Mundial da Juventude. Nesta semana o grupo de peregrinos vai conhecer as belezas do Pantanal Mato-grossense, irão visitar projetos sociais da Paróquia São Benedito e depois seguem para a cidade de Ribeirão Cascalheira, na região do Araguaia, onde responsáveis da Paróquia da região são italianos.

Imprimir