Imprimir

Notícias / Artes visuais

Após visita de Emanuel a Romero Britto, artistas cuiabanos se manifestam contra a 'Romerização' da cidade

Da Redação - Isabela Mercuri

Os artistas de Cuiabá criaram, no último sábado (26), uma petição pública em resposta à possibilidade de a Prefeitura de Cuiabá trazer o artista plástico Romero Britto para propor a arte dos 300 anos da capital. Chamado #nãoaRomerizaçãodeCuiabá', o abaixo assinado foi feito na plataforma Avaaz, e já possui quase 700 assinaturas.

Leia também:
Tela do artista mato-grossense Adir Sodré é exposta em mostra em São Paulo

De acordo com uma das idealizadoras da petição, a artista plástica Ruth Albernaz, a petição é um ‘pedido de esclarecimento’ ao prefeito. Emanuel visitou o ateliê de Romero Britto, que fica em Miami, na última segunda-feira (21).



“A gente está exatamente pedindo que o prefeito nos esclareça qual é essa ideia dele trazer o Romero Britto pra fazer a arte dos 300 anos de Cuiabá. Nós temos grandes artistas aqui como Dalva de Barros, Gervane, Adir, todos que você conhece, e o abaixo assinado é exatamente pedindo o esclarecimento do Prefeito”, afirmou Ruth, em entrevista ao Olhar Conceito.

Em um release divulgado pela assessoria da própria Prefeitura, Emanuel disse que deixou em aberto a vinda do artista pernambucano, com o objetivo tanto de criar uma obra artística exclusiva em alusão aos 300 anos, quanto para a realização de um workshop para artistas cuiabanos.

Ruth Albernaz (Foto: Arquivo Pessoal)

“O prefeito fala que vai trazer Rometo Britto pra fazer a arte e pra dar workshop pros artistas, mas ele não nos perguntou se nós queremos fazer workshop com Romero Britto. Eu não tenho nada contra a arte do Romero Britto, mas eu espero que o prefeito utilize o dinheiro de cultura de uma forma adequada”, rebate Ruth.

Adriano Figueiredo Ferreira, outro artista plástico de Cuiabá, afirmou, também em entrevista, que a indignação não é necessariamente contra o pintor pernambucano. “Eu, particularmente, não tenho nada contra o Romero Britto, o problema está em trazer alguém de fora”, lamentou. “Essa é uma atitude provinciana, de sempre achar que o que vem de fora é melhor. Outra coisa, por exemplo, foi a exposição das vacas. A Prefeitura não entrou em contato com nenhum de nós para falar sobre essas propostas para os 300 anos”, disse, em referência à ‘Cow Parade’, anunciada pela Secretaria Extraordinária dos 300 anos no início do mês de agosto.

Adriano Figueiredo Ferreira (Foto: Arquivo Pessoal)

“Nossa intenção é deixar claro que os artistas de Cuiabá não apóiam essa ideia, de que preferimos que alguém que conheça a cidade, tenha essa vivência, faça essa arte, não importa quem. Nos 250 anos foi o João Sebastião, agora já falecido, então não importa a idade, mas que seja alguém daqui”, afirmou Adriano.

Na noite desta segunda-feira (28), durante a posse do Conselho Municipal de Cultura, que acontece na Academia Mato-Grossense de Letras, os artistas pretendem se reunir e fazer um manifesto.

Outro lado

Procurado pelo Olhar Conceito, o secretário da Secretaria Extraordinária dos 300 anos, Junior Leite, afirmou que ele e Emanuel fizeram apenas uma visita a Romero Britto, e que ainda não existe nada de efetivo. “Na verdade estivemos com o Romero com intuito de trocar experiências com ele sobre trabalhos e ideias junto com nossos artistas locais, tentar utilizar toda experiência dele e potencializar a parte turística e cultural, claro que com a participação efetiva dos nossos artistas. Não temos nada em mente ainda, a ideia era abrir portas para, a partir de um grupo de trabalho, definirmos quais ações deveríamos fazer. Repito, o prefeito não assumiu nenhum compromisso em relação a Romero Brito, apenas uma visita com intuito de promover e abrir as portas da nossa capital”, disse.

Junior explicou, ainda, que a visita aconteceu para ‘aproveitar’ a viagem ao máximo. “Como já estávamos na Flórida para assinatura do convênio da Microsoft, o prefeito aproveitou para propagar o máximo possível a ideia do projeto Cuiabá 300 anos”, afirmou. “Não existe nada de efetivo ainda. O prefeito deve montar um grupo de trabalho para juntos definir as ações locais, nacionais e internacionais para colocar a Cuiabá dos 300 anos no roteiro de turismo nacional e internacional”. 
Imprimir