Imprimir

Notícias / Literatura

Professora e ex-prefeita lança livro contando a história de Cuiabá sob o ponto de vista dos negros e indígenas

Da Redação - Isabela Mercuri

A professora e ex-vice-prefeita de Cuiabá Jacy Proença lançou na noite da última quarta-feira (13) seu livro ‘Conhecendo Cuiabá’, que conta a história da capital sob o ponto de vista da população negra e indígena. O lançamento aconteceu na Galeria dos Deputados da Assembleia Legislativa do estado de Mato Grosso (ALMT).

Leia também:
Poeta cuiabano lança livro 'A máquina de carregar nadas' no Metade Cheio

Segundo a autora, o livro é didático e acessível, e relata o trabalho de uma professora que dá aulas para diversos alunos, um de cada grupo étnico. A obra ainda traz discussões sobre gêneros e trabalho infantil. “Estou extremamente feliz. Quero agradecer ao presidente Botelho e todos os apoiadores e amigos desta obra”, afirmou.

Eduardo Botelho, presidente da ALMT, esteve presente no lançamento, e ressaltou a importância do trabalho de Jacy em defesa da luta afro-brasileira e o apoio da Casa de Leis na busca de melhorias e fomento cultural. “Essa obra enaltece Cuiabá e pode se tornar um exemplo para outros estados, outras capitais”, afirmou.

O historiador Moisés Martins também esteve na cerimônia, e comemorou a publicação do livro. “É o que estávamos precisando para Cuiabá, principalmente para as escolas, pois é preciso ter essa divulgação nas escolas no início da vida, para a juventude. O apoio da Assembleia Legislativa é muito importante e o nosso presidente Botelho tem demonstrado o amor que sente por Cuiabá”, disse, ao destacar o projeto Por Dentro da Capital, em que participou a convite de Botelho, para falar a estudantes sobre pontos históricos durante um passeio alusivo ao aniversário da capital, no mês de abril.
Imprimir