Imprimir

Notícias / Tecnologia

Caravana da Transformação oferta acesso à tecnologia e público conhece drones e óculos 3D

Da Redação

Canetas e Impressoras 3D, óculos de realidade virtual, drones, games, acesso à internet e um Robozão, que encanta o público de mamando a caducando. Essas são as atrações que a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) leva às cidades do interior de Mato Grosso durante as Caravanas da Transformação. Na edição de Juína (730 km), na última semana, mais de 4,5 mil participantes – entre crianças, jovens e adultos, tiveram acesso aos projetos, oficinas práticas e exposição das mais modernas tecnologias no estande da Secitec.

Os dois principais projetos – CATIS (Centros de Acesso à Tecnologia para a Inclusão Social de Mato Grosso) e Circuito Jovem Empreendedor, já viajaram o Estado nas nove edições da Caravana.

Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos Sávio Parreira, atender as demandas de acesso tanto ao ensino técnico quanto à tecnologia são desafios.

“O Governo do Estado tem o compromisso de levar a todos os cantos de Mato Grosso o que há de mais moderno na Ciência e Tecnologia. Além das 3,7 mil vagas de ensino técnico deste segundo semestre, o acesso aos laboratórios e cursos de informática via Catis, são realizados por 440 laboratórios em 112 municípios. E já estamos trabalhando forte junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia, em Brasília, para que a internet também alcance todos os públicos”, afirma Domingos.

Para João Vítor de Almeida, aluno do sexto ano do ensino médio da Escola Estadual Sete de Setembro, conhecer de perto e experimentar o Circuito Jovem Empreendedor é revelador. “Eu nunca achei que pudesse pegar um drone. Ele é pesado e como é que pode voar tão fácil e ainda fazer imagens?!”, disse João, surpreso com a tecnologia de ponta.

Há mais de 17 anos em Juína, a professora de língua portuguesa, Luzia Monteiro, explica que a percepção dos jovens em relação ao futuro tanto pessoal quanto profissional aumenta consideravelmente com o contato. “Seria perfeito se cada cidade pudesse ter um laboratório em que os alunos manuseassem e aprendesem a operar esses equipamentos. Os sonhos de um futuro melhor ficariam mais próximos”, afirmou Luiza.

Durante os dois principais dias do evento, quem fez participação especial em Juína foi o Robozão da Secitec. Símbolo do futuro, ele dançou e encantou, crianças, jovens e adultos e teve o maior recorde de público de todas as caravanas por onde passou. A superintendente de Ciência Tecnologia e Inovação, Lectícia Figueiredo, explica que os projetos levados no evento buscam a popularização da ciência. “A Secretaria leva os projetos à Caravana com a certeza do maior alcance que ela traz, tanto para a ciência, quanto para o acesso da população”, afirma Lecticia.

CATIS

O CATIS é um programa do Governo Federal, por meio de Contrato de Repasse entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), via Caixa Econômica Federal. Seu objetivo é levar à população espaços coletivos gratuitos de acesso às tecnologias para inclusão social, visando ao aperfeiçoamento da qualificação profissional, melhoria do ensino e inclusão social de portadores de deficiência.

CIRCUITO JOVEM EMPREENDEDOR

O Circuito Jovem Empreendedor é uma iniciativa da Secitec com o Instituto Jovem Empreendedor, que leva tecnologia e empreendedorismo a crianças e jovens das escolas de Mato Grosso. Um laboratório móvel de oficinas, palestras, tecnologia 3D, robótica e realidade virtual que já atendeu 21 escolas estaduais de 7 municípios, atendendo mais de 17 mil alunos.
Imprimir