Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Aula inaugural de escola de circo começa na próxima segunda-feira e será aberta ao público

Da Redação - Isabela Mercuri

Começam na próxima segunda-feira (23) as aulas da “Em Cena Escola de Palhaços”, projeto da Cia Theatro em Cena em parceria com o Ministério da Cultura e a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso para profissionalizar os artistas circenses. Na aula inaugural, que acontece na Casa Cuiabana, haverá ainda participação do grupo de dança cigana artística. O evento será gratuito e aberto ao público, e começa às 17h.

Leia também:
Cine Teatro recebe comédia carioca encenada por ator global na próxima semana

Todas as aulas, gratuitas, serão ministradas na Casa Cuiabana, com duração de sete meses, de segunda a sexta-feira, para os alunos selecionados no processo seletivo. Elas serão separadas em sete módulos, que acontecerão em uma semana por mês, e serão ministrados por professores de diversos lugares do Brasil e do mundo, como Argentina e Espanha: Ilson Oliveira, da Cia Theatro em Cena; Fernando Perri e Manon Alvez, da Cia de La Curva, Geraldo Passos, do Circo Teatro Biriba, palhaço Pepe Nunes, do Circo Dona Bilica, o canadense Olivier-Hugues Terreault, do Teatro do Sopro, todos especialistas em circo, dança e teatro que serão responsáveis por ministrar os diferentes módulos.

Estes professores ministrarão os módulos: Iniciação à palhaçaria; Criação de números cômicos; O palhaço além do espetáculo; A direção do Clown; Entradas clássicas de circo e teatro; Várias couraças e um nariz; Reprise e montagem de conclusão e palhaçatura.

“O curso qualificará novos profissionais e aperfeiçoará os que já desenvolvem atividades nesta área. Teremos encontros semanais voltados a conteúdos variados, como acrobacias, malabares, técnica vocal, expressão corporal e sonorização cênica, dentre outros”, destaca o diretor da Cia Theatro em Cena, Ilson Oliveira, que idealiza o projeto em parceria com a associação cultural Em Cena Escola de Artes de Cuiabá. 

A Cia Theatro em Cena é uma companhia de circo-teatro que, desde 2001, desenvolve um trabalho de pesquisa continuada sobre o teatro popular, o palhaço e sua comicidade por meio do resgate de reprises e comédias clássicas da palhaçaria.

De acordo com a assessoria, a missão é contribuir para o fortalecimento, valorização e difusão de aspectos da identidade do palhaço, presentes na produção do circo-teatro para a população com acesso aos aparelhos culturais, ampliando o acesso a bens da arte e aprofundando o debate sobre o compartilhamento dos espaços públicos abertos.
Imprimir