Imprimir

Notícias / Turismo

Há 20 anos atuando no Pantanal, Sesc promove conservação ambiental e desenvolvimento sustentável

Da Redação - Vinicius Mendes

Após a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, a RIO 92, os empresários do Comércio de Bens, Serviços e Turismo decidiram investir na região do Pantanal, um dos biomas que mais precisavam de preservação, e criaram o Sesc Pantanal. Há 20 anos, a instituição atua no Mato Grosso pela conservação da biodiversidade, educação ambiental, turismo ecológico e ação social.

Leia mais:
Sesc Pantanal: Como a reserva mantém um hotel que promove a conservação ambiental em meio à natureza

O Sesc Pantanal tem como sua principal Unidade de atuação a Reserva Particular de Patrimônio Natural - RPPN Sesc Pantanal – maior área de conservação particular do Brasil, com cerca de 108 mil hectares.  Por preservar grande parcela da maior planície alagada do planeta, o Pantanal, é designada internacionalmente como Sítio Ramsar e Núcleo da Reserva da Biosfera - UNESCO. Na RPPN, são realizados trabalhos de monitoramento ambiental, pesquisa científica e combate a incêndios e ameaças.

Desde a sua implantação, diversas espécies, como a Arara Azul, viram seu número de indivíduos crescerem na região, além da área já ter se recuperado da intervenção humana quase que em sua totalidade.
 
Cerca de 65 projetos de pesquisas já foram realizados, contribuindo na formação acadêmica de mais de 170 pesquisadores provenientes de 40 instituições de ensino e pesquisa. São mais de 130 publicações científicas entre monografias, dissertações, teses e artigos e, ainda, 10 volumes da coleção Conhecendo o Pantanal (coletânea de pesquisas publicadas pelo Sesc).
 
O turismo ecológico é outra vertente de atuação. Por meio do Hotel Sesc Porto Cercado, no Pantanal, e o Parque Sesc Serra Azul, em Rosário Oeste, promove experiências que unem lazer, contato com a natureza, valorização da cultura local e educação ambiental.

A diretriz central do trabalho do Sesc Poconé é a ação social com o objetivo de fortalecer a cidadania e a melhoria da qualidade de vida, por meio do acesso à cultura, educação, saúde e lazer para todas as idades. As ações rompem as fronteiras da Unidade e chegam a comunidades, praças e ruas.

E toda a atuação do Polo Sesc Pantanal tem como base a educação ambiental. Seja no hotel, parques ambientais, centro de atividades, escola e ações sociais, é ela que dita como serão as atuações e projetos. E, por meio de espaços especialmente criados para vivências da educação ambiental, aproxima ainda mais essa vertente de atuação da população: o Parque Sesc Baía das Pedras e o Borboletário, Coleção de Insetos, Horta e o Formigueiro, no Hotel Sesc Porto Cercado, estão abertos à visitação de hóspedes, escolas e instituições.
 
Lendas do Pantanal


Em comemoração aos 20 anos de atuação, o Sesc Pantanal está realizando uma campanha que busca promover a conscientização sobre esse bioma tão importante para o planeta. Ela foi baseada em histórias reais do Pantanal que parecem lendas para contar um pouco do trabalho realizado na região. Acompanhe na pagina do Facebook.
Imprimir