Imprimir

Notícias / Cinema

Cuiabano dirige filme co-produzido pela Globo Filmes e com Bruno Gagliasso como ator principal

Da Redação - Isabela Mercuri

O cineasta cuiabano Bruno Bini começa a filmar no próximo mês de fevereiro seu primeiro longa-metragem, ‘Loop’. O filme, fruto de um projeto aprovado por editais do Governo do Estado, Prefeitura de Cuiabá, e com fundos da Lei do Audiovisual, da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), tem co-produção da Globo Filmes e o Canal Brasil como um dos patrocinadores. O personagem principal da trama será interpretado pelo ator global Bruno Gagliasso, e a supervisão artística ficou por conta do renomado diretor Fernando Meirelles.

Leia também:
Curta cuiabano é o primeiro de Mato Grosso a ir para o Festival de Gramado

Bruno é cuiabano, e já recebeu 47 prêmios por seus curtas em diversos festivais em todo o mundo. Segundo ele, que também é roteirista do longa, o projeto de ‘Loop’ surgiu há muito tempo, inicialmente para um curta-metragem. “É de um curta que eu escrevi faz muito tempo, e há dois anos decidi retomar num formato de longa, no final de 2015. Desde então, teve esses processos de seleção de editais. Ele foi selecionado ano passado no estado, em 2016 no município, e a Globo Filmes entrou em 2016. Desde então estamos no processo de contratação”, explicou o diretor.

O diretor conta que a contratação dos atores foi direta, e a escolha foi dele. Além de Bruno Gagliasso, participam também do núcleo principal do filme Bia Arantes (O Filme da Minha Vida), Branca Messina (Não por Acaso, 400 Contra 1) e Nikolas Antunes (Liberdade, Liberdade; Ilha de Ferro).



O contato com a Globo Filmes, por sua vez, surgiu a partir da co-produção, que é da Valkyria Filmes, uma produtora do Rio de Janeiro. O filme passou por um processo de seleção interno da casa, com uma comissão de diretores como Cacá Diegues e Fernando Meirelles. Fernando – famoso por ter dirigido ‘Cidade de Deus’ – se interessou pela história, e entrou como supervisor artístico, pela Globo Filmes. A produção é da Plano B Filmes, de Cuiabá

‘Loop’ conta a história de um rapaz que fica obcecado com a ideia de voltar no tempo depois que a namorada morre. Segundo Bruno, “Durante esse processo a investigação do assassinato da namorada ele acaba descobrindo que isso [o assassinato] pode ter relação com uma tragédia pessoal dele”, explica. “É um filme que, dentro da narrativa, as coisas vão se interligando, você vai descobrindo junto com o personagem”. Segundo o diretor, a trama é uma “ficção científica realista” com toques de suspense.

Bruno Bini

O longa será gravado nos meses de fevereiro e março de 2018, em Cuiabá, e vai retratar a capital mato-grossense nos anos 80 e 90. “Vai ser filmado todo em Cuiabá, e teremos um trabalho de reconstituição em algumas sequências que acontecem na década de 80, como cenografia e direção de arte para compor a Cuiabá de anos atrás”, explica Bruno.

Além de se passar aqui, grande parte da equipe técnica também é formada por cuiabanos.  “O filme vai ter aproximadamente 70 pessoas envolvidas diretamente com ele, na equipe técnica, fora elenco e figuração, que ai vai pra mais uma paulada de gente”, conta. “A grande maioria da equipe é daqui. Tem alguns vindo de fora, mas todos muito interessados com a oportundiade de intecâmbio. Estão vindo empolgados com a possibilidade”.

Apesar de as gravações acabarem já em março de 2018, por exigir uma pós-produção extensa, a ideia de Bruno é que o filme seja lançado ainda em 2019, no circuito comercial de todo o país. “Vai ter uma distribuição nacional. A entrada da Globo Filmes tem também dentro do acordo a sessão de direitos de exibição depois de ele passar em cinemas e tal, então é pra ir pro cinema comercial mesmo”, finaliza o diretor. 
Imprimir