Imprimir

Notícias / Artes visuais

Com obras de diversos artistas, acervo permanente da SEC é aberto à visitação

Da Redação - Isabela Mercuri

Obras de diversos artistas mato-grossenses estão expostas na sede da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, espaço aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, e com entrada gratuita. A disposição deste acervo permanente foi pensada pelos alunos do 1º Workshop de Concepção e Montagem de Projetos Expográficos e solução em exposições fotográficas, ministrado pelo profissional Kiko Pacheco durante a Semana Fotográfica, que aconteceu de 9 a 13 de janeiro, em Cuiabá.

Leia também:
Valques Rodrigues passa a assinar com nome artístico do pai em homenagem após falecimento

“A montagem dessa exposição foi além da disposição das telas, abordando também a questão da iluminação cênica para dar maior destaque às obras”, explicou Ivan de Almeida, superintendente de Infraestrutura e Articulação Institucional da SEC.

Para chegar ao trabalho final, de acordo com a assessoria, os alunos e Kiko Pacheco fizeram uma análise profunda de todas as obras expostas no prédio da SEC, e propuseram um rearranjo das mesmas, nos corredores e salas da instituição.

Foram utilizados critérios técnicos e artísticos e as telas foram agrupadas seguindo a semelhança nas temáticas, o que resultou em uma vitrine representativa de grandes autores regionais.

Ainda segundo Ivan, os alunos aprenderam, nas aulas, como criar composições, avaliar luz e cores, bem como a distribuição das telas nas paredes, apurando o senso crítico e artístico e sendo capacitados para um nicho de mercado em crescimento dentro de Mato Grosso. Foi criado, também, um espaço para a contemplação de patrimônios históricos tombados, com exposição de artefatos de época.

O workshop foi realizado por meio de uma parceria entre os realizadores da Maratona Fotográfica, programa Mato Grosso Criativo, Sebrae MT, Casa das Molduras, Prefeitura de Cuiabá e Secretaria de Cultura de Mato Grosso.

Serviço

Acervo Secretaria de Estado de Cultura
Avenida Lava Pés, 510, bairro Duque de Caxias
Visitação: Segunda a sexta-feira, das 13h às 19h
Entrada franca
Imprimir