Imprimir

Notícias / Saúde e Beleza

'Curso para Gestantes' traz palestras sobre pré-natal, parto, pós-parto e cuidados com o bebê em Cuiabá

Da Redação - Isabela Mercuri

Mamães de primeira viagem ou mesmo aquelas que já têm filhos, mas estão gestantes novamente, terão a oportunidade de ouvir dicas dos melhores especialistas em pré-natal, parto, pós-parto e cuidados com o bebê durante a primeira edição do ‘Curso para Gestantes’, que acontece no Hospital Santa Rosa no próximo dia 3 de março, sábado, a partir das 8h. A entrada será um pacote de fraldas pediátricas para doação, e é necessário se inscrever previamente.

Leia também:
Grupo melhora saúde e autoestima de mulheres por meio de corrida em Cuiabá
 
De acordo com a assessoria, o objetivo do evento é promover a troca de informações sobre os principais assuntos que interessam às mães, e a iniciativa faz parte do Projeto Parto Adequado, que visa reduzir as altas taxas de intervenções desnecessárias no país e desmistificar o parto normal.
 
“Por meio de várias palestras, tanto a gestante quanto seu acompanhante irão aprender, por exemplo, a lidar com as mudanças físicas e psicológicas que ocorrem na gravidez e pós-parto. Além disso, eles também terão a oportunidade de conhecer melhor o Projeto Parto Adequado e também a estrutura do Santa Rosa, que aderiu à segunda fase da iniciativa em 2017 e é acompanhado por um ‘hospital padrinho’, o Nipo-Brasileiro, de São Paulo”, explica a ginecologista e obstetra Caroline Paccola, uma das coordenadoras da especialidade no Santa Rosa e também do Projeto Parto Adequado.


Ginecologista e obstetra Caroline Paccola - Crédito: Kamila Martins

Durante o curso, uma equipe multiprofissional vai falar sobre diversos temas relacionados à gravidez, parto, pós-parto e primeiros cuidados com o bebê, dentre eles as modificações no organismo materno na gravidez e pré-natal; os diferentes tipos de parto [cesárea e via vaginal]; a preparação, fisioterapia e assistência ao parto normal [métodos não-farmacológicos de alívio de dor e apoio psicológico]; a analgesia de parto e anestesia para parto cesárea; bem como amamentação e cuidados com o recém-nascido.
  
O Projeto Parto Adequado é desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), com apoio do Ministério da Saúde. O Hospital Santa Rosa apresenta em sua estrutura uma suíte PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto) com ambientação para redução de ruídos e iluminação adequada, banheira, bola, banqueta ergonômica, barra espaldar (métodos não farmacológicos de alívio de dor) e um moderno equipamento de anestesia, que proporciona maior segurança ao local. Durante todo o processo de parto a gestante pode contar com a presença de um acompanhante.
 
Além disso, a instituição conta com uma equipe de enfermeiras obstetras e berçaristas; plantão de anestesistas de corpo presente e obstetras 24 horas; pediatras de sobreaviso para recepcionar os recém-nascidos; e UTI Neonatal e Adulta para garantir toda segurança necessária à mãe e ao bebê durante e após o procedimento.
 


O Hospital Santa Rosa é o único de Mato Grosso certificado pela Acreditação Canadense, nível Diamond – uma das principais certificações de qualidade em saúde no mundo. A instituição também é certificada em Excelência, Nível III, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
 
Serviço

As inscrições para o "Curso de Gestantes", com vagas limitadas, podem ser feitas por meio do telefone (65) 3618-8174.
Imprimir