Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Espetáculo circense é exibido gratuitamente no Parque das Águas neste sábado

Da Redação - Isabela Mercuri

Um espetáculo circense será apresentado no Parque das Águas no próximo sábado (24), a partir das 17h. ‘Palhaçada Não!’ é o resultado de encontros de treinamento do Ponto de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), “Em Cena Escola de
Palhaços de Mato Grosso”.

Leia também:
Aula inaugural de escola de circo começa na próxima segunda-feira e será aberta ao público

A apresentação é gratuita e tem direção do ator e palhaço Ilson de Oliveira, da Cia Theatro em Cena, que também coordena as aulas ministradas no ponto de cultura com atividades de dança, música, técnicas circenses, oficinas com mestres da palhaçaria, iluminação e produção.

Os alunos do Ponto da Escola de Teatro aprenderam, desde outubro de 2017, técnicas desenvolvidas no picadeiro, palco e rua. Nestes meses, passaram inclusive por uma semana de aulas com o artista Espanhol Pepe Nuñez, que já dirigiu vários espetáculos de sucesso como “De Malas Prontas”, da Companhia Pé de Vento Teatro de Florianópolis, onde mora desde 2000, e, “Roda Saia, Gira Vida”, de 1994, do grupo carioca Teatro do Anônimo. Em 1998, montou o seu próprio espetáculo “Bom Apetite”, em que se apresenta até hoje. Natural de Espanha, Pepe Nuñez iniciou a carreira em 1985 e a partir de 1992 passou a pesquisar a linguagem "clown", passando pela Argentina, Estados Unidos, Inglaterra, Brasil e Canadá.

O palhaço é ainda o realizador e diretor do Festival Internacional de Palhaços Ri Catarina e participou da Comissão de Seleção do edital Prêmio ProCultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro de 2010 e do Prêmio Funarte Artes na Rua (Circo, Dança e Teatro).

A Cia Theatro em Cena é uma companhia de circo-teatro que, desde 2001, desenvolve um trabalho de pesquisa continuada sobre o teatro popular, o palhaço e sua comicidade por meio do resgate de reprises e comédias clássicas da palhaçaria.

De acordo com a assessoria, a missão é contribuir para o fortalecimento, valorização e difusão de aspectos da identidade do palhaço, presentes na produção do circo-teatro para a população com acesso aos aparelhos culturais, ampliando o acesso a bens da arte e aprofundando o debate sobre o compartilhamento dos espaços públicos abertos.

O ponto de cultura “Em Cena Escola de Palhaços de Mato Grosso” está com as inscrições abertas para os cursos livres de teatro Infantil, teatro adulto, musicalização, ballet clássico, dança do ventre e iniciação ao ofício de palhaço.

Inscrições AQUI.
Imprimir