Imprimir

Notícias / Artes visuais

Dona Eulália será homenageada em exposição dos 299 anos de Cuiabá

Da Redação - Isabela Mercuri

A visão de um dos símbolos da cultura cuiabana, a Dona Eulália, foi a guia do fotógrafo Amaury Santos, 48, para seu novo projeto. ‘Cuiabá de Eulália’, exposição fotográfica, será lançada no próximo domingo (8), aniversário de 299 anos da cidade.

Leia também:
Aos 83, Dona Eulália ainda acorda às 3h da madrugada para fazer os bolinhos de arroz

Amaury leva ao público quinze imagens, tanto dela – famosa por seu bolinho de arroz – e sua família, quanto de pontos da cidade. "Gosto muito de retratar as belezas do nosso estado, seja a cultura, as pessoas e paisagens. Nesta exposição trago o olhar dela, dona Eulália, símbolo da cuiabania e patrimônio cultural de Cuiabá, sob as belezas da cidade, praças, igrejas e parques, além da sua religiosidade. Também registrei momentos íntimos dela com a família. Enfim, o seu mundo e como ela apresenta Cuiabá para as pessoas, apesar das mudanças da cidade, mas que ainda mantém sua beleza e identidade regional", explica o Amaury, também cuiabano. 
 
De acordo com a assessoria, ao todo, são quinze imagens selecionadas, das quais uma é especial para o fotógrafo: a de Dona Eulália com o esposo Eurico, falecido há um ano. "Ela tem um valor sentimental muito grande, pois o conhecia de perto. Ouvia as histórias dele e nossas conversas eram muito ricas, pois ele mostrava seu modo de enxergar a vida, sempre com simplicidade e amor. Por isso, essa é especial", conta. 
 
A produção executiva da mostra é de Guilherme Chaves e o cenário e expografia da artista plástica Nadja Lammel. A abertura da exposição acontece às 19h de domingo (8), no térreo do Goiabeiras Shopping. A visitação é gratuita e segue até o dia 30 de abril, das 10h às 22h. 
 
O Pantanal Shopping também traz uma exposição em homenagem à cidade, que será lançada nesta quinta-feira (5). ‘Um Baú de Histórias’ leva aos visitantes imagens e objetos que retratam o cotidiano cuiabano e mato-grossense nos séculos passados.
 
A mostra é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo. No local, os visitantes encontram imagens desde a da Praça da República e a velha fachada da Catedral do Bom Jesus de Cuiabá da década de 20, a Avenida Getúlio Vargas da década de 50 e a vista panorâmica de Cuiabá de 1862. Todas as imagens e elementos utilizados fazem parte do acervo do Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC) e da revista Almanaque.
 
Serviço
 

Cuiabá de Eulália
Local: Goiabeiras Shopping, piso térreo
Lançamento: Domingo, 8 de abril, 19h
Duração: Até dia 30de abril
Visitação gratuita
 
Exposição Um Baú de Histórias
Quando: 05/04 a 29/04/2018
Local: piso 2, antiga loja Gabrielinha
Visitação gratuita
Imprimir