Imprimir

Notícias / Turismo

Norte-americanos sãos os turistas estrangeiros que mais vêm a Cuiabá

Da Redação - Isabela Mercuri

Os Estados Unidos da América são o país que mais envia turistas para Cuiabá. Os moradores da terra de Tio Sam representam 18% de nossos visitantes estrangeiros, enquanto em segundo lugar vêm os argentinos, 8,2%. Quando os turistas são agrupados por continentes, por outro lado, consta-se que os europeus são maioria, vindos de países como: Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Itália e Portugal que juntos somam mais de 37% do perfil da demanda turística internacional.

Leia também:
Cuiabá terá ônibus turístico que passará nos principais pontos; lançamento sexta-feira

Os números foram divulgados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), e sinalizam, ainda que leve, uma melhora no turismo do estado de Mato Grosso.

O ‘Balanço do Turismo em Mato Grosso em 2017’ foi encomendado pelo Ministério do Turismo, e divulgado na última quarta-feira (18), e, além destes dados, apresenta também um estudo sobre o fluxo de passageiros nos aeroportos, a ocupação média dos hoteis, o saldo de empregos nas atividades do turismo, o número de cadastros de prestadores de serviços turísticos e dados do financiamento por meio do Fundeic.

Taxa de ocupação

Foi constatado que, no geral, Cuiabá teve uma taxa de ocupação superior à de Belo Horizonte. Na capital mineira, o número foi de 45% (Observatório do Turismo de Minas Gerais), enquanto na capital mato-grossense, foi de 53,26%. Para se ter uma ideia, em São Paulo, uma das cidades mais visitadas do país, a taxa foi de 64,87% (Observatório do Turismo).

Por aqui, janeiro é o mês com menor frequência de visitantes em Cuiabá. No ano passado, a taxa foi de 42,91%, enquanto que a maior média aconteceu em agosto atingindo 62,09%. O valor da diária média gasta pelos turistas atingiu o seu maior valor em julho, com R$ 193,39 e o menor em dezembro com R$ 171,80.

Em relação aos locais mais visitados do estado, Cuiabá lidera tanto em viagens de lazer quanto de negócios e ‘outros motivos’. Os segundos lugares variam. Para lazer, 5,9% dos turistas vão para Poconé (enquanto 71,9% para Cuiabá). Para negócios, 7,7% vão para Rondonópolis (75,4% para Cuiabá).

Aeroportos

O Aeroporto Marechal Cândido Rondon, localizado em Várzea Grande, contabilizou ano passado o fluxo de embarque de 1.486.210 pessoas, enquanto o número dos que desembarcaram ficou em 1.393.780.

Em segundo lugar está o aeroporto de Sinop, com 69.646 embarques e 70.566 chegadas, seguido pelo de Alta Floresta com um acumulado de 32.893 saídas e 32.013 desembarques.

Veja mais números e o estudo completo AQUI.
Imprimir