Imprimir

Notícias / Treinador Gil Melo

Treinador Gil Melo explica: o que é e para que serve o treinamento submáximo?

Gil Melo

Como o próprio nome já sugere, trata-se do treinamento na qual a capacidade do indivíduo de executar determinado trabalho não chegou aos limiares máximos (da contração positiva) e tampouco ultrapassou-os (com repetições forçadas e ajudadas, por exemplo).

Leia também:
Treinador e dono da Academia AFC, Gil Melo inicia coluna com dicas sobre exercícios

Nesta série o trabalho deve ser suspenso antes que haja a utilização excessiva de outro músculo a não ser o motor primário ou músculo alvo, ou seja, antes que o atlera apresente qualquer dificuldade na realização do movimento.

O atleta não deve ter saído da posição correta, nem oscilado o tronco para qualquer lado, e a respiração estará normal. Ainda não há necessidade de utilizar método de treinamento avançado ou tão pouco ajuda de um companheiro. Este tipo de esforço deve ser estimulado para atletas INICIANTES ou em recuperação que não podem atingir a falha e muito menos a falha total. 

Excelente método para iniciantes em academia. Quando falo de atleta estou direcionando o indivíduo que está treinando, sendo iniciantes, intermediários ou até mesmo avançado.
Imprimir