Imprimir

Notícias / Política Cultural

Flor Morena abre as porta de sua casa para celebrar São Benedito e São Pedro

Da Redação - Bruna Gomes

Há 30 anos Flor Morena faz de uma promessa, uma tradição cuiabana. Todo ano durante o mês de julho, Flor abre as portas de sua casa para louvar e festejar São Benedito e São Pedro. O festejo é pura cuiabania e dura todo o final de semana, com bailão, missa e almoço. Tudo gratuito.

Leia mais: Casal de palhaços e equilibrista administram negócio que leva magia de um lugar para outro
De reunião de imortais a festa julina na mandioca: programação plural na sexta-feira

No sábado (27) um bailão com a banda Os Veninhos, Eduardo da Mistura do Forró e a Quadrilha do Colégio São Gonçalo animam os presentes. Já no domingo (28) a comemoração começa cedo, às 6h da manhã o padre Felizberto reza a missa e comanda a procissão ao redor do quarteirão. Mais tarde, os convidados ganham o tradicional “tchá co bolo” e um almoço com pratos típicos cuiabanos. O dia segue com apresentações do grupo Consciência Brasil Capoeira e o grupo de Siriri Flor do Campo. À noite, mais um bailão com o Gaiteiro Casa Grande, O Som do Povo, Os Veninhos, Roberto Lucialdo, Dilson de Oliveira e a rainha do rasqueado e também criadora da festa, Flor Morena.

A “Tradicional Festa de São Benedito e São Pedro” existe há 30 anos, mas pra explicar seu porque, é preciso voltar 46 anos no tempo. Com oito meses a filha de Flor Morena, Margareth, sofreu um grave acidente. Enquanto uma moça a balançava na rede, a parede despencou e caiu em cima das duas, a moça ficou paraplégica e Flor Morena fez uma promessa à São Benedito pela vida da filha. Margareth sobreviveu e a mãe teve de cumprir as duas partes do juramento: não cortar o cabelo da filha até sete anos de idade e quando comprasse sua casa, realizar por mais sete anos uma festa em homenagem ao santo.

Os sete anos da promessa passaram, mas a festa continuou, e este ano ganhou o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Compositora e cantora mato-grossense Flor Morena é considerada um ícone na cultura cuiabana. Já foi homenageada pela Câmara Municipal dos Vereadores de Cuiabá, Assembléia Legislativa de Mato Grosso, Arquivo Publico Estadual e Ordem dos Músicos do Brasil (OMB), além de uma Moção de Aplausos como Artista da Terra e do Rasqueado Mato-Grossense e uma Moção de Congratulação pelos serviços prestados ao estado de Mato Grosso como mulher atuante dentro do contexto cultural.

A celebração acontece no quintal de Flor Morena, no final da Avenida Marechal Deodoro, nº 2.096, no bairro Goiabeiras. Segundo Margareth, a casa foi uma das primeiras a ser construída na vizinhança.

Imprimir