Imprimir

Notícias / Artes visuais

Exposição fotográfica celebra parteira e benzedeira dona Francisca

Da Redação - Vitória Lopes

Uma das personalidades mais carismáticas e cultuadas de Chapada dos Guimarães (68 km de Cuiabá), dona Francisca tem seu centenário celebrado com exposição na Galeria do Sesc Arsenal a partir deste fim de semana. A mostra de fotografias que registram seu cotidiano, começa no sábado (09), às 16h. O lançamento contará também, com apresentações musicais.

Leia mais:
Chateau Camalote realiza curso de fotografia para casamentos em parceria com estúdio europeu


O dia a dia da mulher quilombola que trouxe tanta gente à vida neste mundo, como parteira, e que é procurada com grande regularidade por fieis que depositam toda confiança em suas bênçãos, ganhou um documentário. O fã e amigo, o fotógrafo Henrique Santian, dedicou-se a homenageá-la com uma seleção de imagens em que a espiritualidade inerente à figura de dona Francisca, salta aos olhos e agrada o coração.

Na ocasião, artistas do cenário musical mato-grossense agregam valor à empreitada do fotógrafo. Os músicos Paulo Monarco, Estela Ceregatti, Cris Chaves, Lu Bonfim, João Ninguém, Caio Mattoso, Pachamama e a poetisa Bia Corrêa se revezam com apresentações especiais para Dona Francisca, que aos 104 anos, sai de Chapada em direção a Cuiabá para acompanhar tudo de perto.

O fotógrafo documentarista, Henrique Santian, tem vários trabalhos desenvolvidos na área visual multimídia. Nascido em Sorriso, ao norte de Mato Grosso, desde os 15 anos mostrou sua sensibilidade para as artes visuais. Autodidata, persiste com afinco a ideia da fotografia de autor, tornando seu trabalho facilmente de se reconhecer, dado o caráter documental e artístico. 

A exposição titulada Fé de Francisca segue até o dia 27 de julho, com visitação de terça-feira a sábado, das 14 às 21 horas e aos domingos e feriados, das 15 às 21 horas. A entrada é livre.
Imprimir