Imprimir

Notícias / Saúde e Beleza

Hospital de Cuiabá distribui caixas de papelão ideais para o sono seguro do bebê

Da Redação - Isabela Mercuri

O Hospital Beneficente Santa Helena (HBSH) lança, na próxima terça-feira (17), um projeto chamado ‘Primeiro Berço Sustentável’ e vai, por três meses, distribuir um ‘Kit Primeiro Berço’ para todas as suas parturientes. O hospital realiza mais de 700 partos ao mês.

Leia também:
Curso para gestantes ensina sobre pré-natal, parto humanizado e cuidados com o recém nascido
 
O kit é formado por uma caixa feita de papelão, forrada com um colchão próprio, um lençol, um brinquedo, uma caixa de lenço umedecido e um pacote de fralda de pano. O ‘Primeiro Berço’ é uma ideia desenvolvida na Finlândia, que, hoje, é melhor do mundo para ser mãe, de acordo com ranking divulgado pela ONG Save the Children.
 
A ideia de trazer o projeto para Mato Grosso vem de uma parceria da Unimed Cuiabá, PróUnim - Programa de Ação Social da Unimed Cuiabá e o Hospital Santa Helena, líder em número de partos pelo SUS no Estado.
 
De acordo com uma pesquisa realizada em 2014 pelo jornal americano Pediatrics, 55% dos bebês dormem em situações que favorecem a morte súbita. A caixa berço funciona como uma barreira mecânica que impede o bebê de virar-se e ficar de bruços, posição agravante para a SMSL.  Dormir na mesma cama com os pais também pode provocar o sufocamento do bebê. Com a caixa, o recém-nascido pode aproveitar com segurança o sono ao lado da mãe.
 
Em 1930, o projeto foi implantado na Finlândia com distribuição do kit exclusivamente para famílias de baixa renda. O país tinha números alarmantes de morte infantil. A partir da década de 40, a distribuição é ampliada para todas as parturientes. Depois disso, o país tornou-se o melhor do mundo para ser mãe, de acordo com ranking divulgado pela ONG Save the Children. O Brasil ficou em 76º lugar, atrás de vizinhos como Peru e Equador.
 
Além da saúde, o uso da caixa de papelão como primeiro berço para todas as crianças, transmite a ideia de simplicidade e igualdade, independente de classe social.
Imprimir