Imprimir

Notícias / Leandro Freire - Nutricionista

Dietas veganas: conselhos práticos para atletas e praticantes de atividades fisicas

Leandro Freire

O nutricionista Leandro Freire é o mais novo colunista do Olhar Conceito. Bacharel em Nutrição, especialista em Medicina do Esporte e da Atividade Física e Nutricionista Esportivo da Equipe Sportfitness Gestão Esportiva, ele trará temas de extrema relevância para aqueles que se preocupam com a saúde, a cada quinze dias.

Leandro é, ainda, empresário no ramo de Suplementação Esportiva e no ramo de estúdio de musculação, consultor técnico em suplementação alimentar, palestrante e ex jogador profissional de futebol. Confira sua primeira coluna:


Dietas veganas: conselhos práticos para atletas e praticantes de atividades fisicas

O veganismo está se tornando mais visível e pode ser cada vez mais aceito nos esportes e no estilo de vida de quem busca saúde , performance e estética . No entanto, pouco se discute nas redes sociais e até em estudos científicos como gerenciar dietas veganas para esses fins.

O veganismo cria desafios que precisam ser considerados quando se propõe uma dieta nutritiva. Isso incluiu a suficiência de energia e proteína; a adequação da vitamina B12, ferro, zinco, cálcio, iodo e vitamina D; e a falta de Ômega 3, EPA e DHA.
 
Além disso, torna se necessário a suplementação de creatina e β-alanina nos atletas veganos, pois os mesmos tem níveis de creatina muscular inferior e os níveis mais baixos de carnosina muscular devido ao não consumo de alimentos de origem animal, Para facilitar citarei alguns alimentos fontes desses nutrientes que se tornam essenciais para que se tenha performance e saúde, são eles:

Proteína: Legumes, grãos, legumes, tofu, quinoa, nozes, sementes, vegetais e Suplementos proteicos  a base de Proteína da Ervilha, proteína do arroz , Proteína da soja

ALA: Sementes de linho, nozes, sementes de chia, sementes de cânhamo

EPA : Algas, algas

DHA: Óleo de microalgas, algas marinhas

Vitamina B12: Suplementos, alimentos fortificados, leites vegetais, de levedura nutricional (fortificado), fermentados de soja  orgânica, cogumelos

Ferro: Legumes, grãos, nozes, sementes, alimentos fortificados, vegetais verdes

Zinco: Feijão, nozes, sementes, aveia, germe de trigo, fermento nutricional

Cálcio: Tofu (conjunto de cálcio), lâminas e suco de plantas fortificadas, couves, brócolis, brotos, couve-flor.

Iodo: Algas marinhas, cranberries, batatas, ameixas, feijão marinho, sal iodado

Vitamina D Suplementos D3 derivados de líquen e  tomar sol Sol

Em geral, as dietas veganas tendem a ser mais baixas em proteínas, gorduras, vitamina B12, ômega 3 , cálcio e iodo do que dietas omnívoras, enquanto simultaneamente são maiores em carboidratos, fibras, micronutrientes, fitoquímicos e antioxidantes. Conseguir uma alta ingestão de energia com balanço nutricional adequado é difícil em alguns casos, devido a alimentos à base de plantas que promovem saciedade, então procure sempre individualizar seu caso orientado por um Nutricionista , fazer a suplementação correta para almejar seu objetivo principal que é ter performance com saúde.

*Leandro Freire é nutricionista esportivo.
Imprimir