Imprimir

Notícias / Cuiabá 300 anos

Parques urbanos são refúgio para cuiabanos se reconectarem com a “Cidade Verde”

Da Redação - Thaís Fávaro

Nesta segunda-feira, dia 8 de abril, Cuiabá celebra 300 anos de história. Nos últimos 30 anos, Cuiabá perdeu cerca de 17% das áreas verdes de seu território. O número lança um alerta para o futuro da capital de Mato Grosso, se mantido o ritmo de abertura de novas áreas, dentro e fora do perímetro urbano, pouco restará do cenário que inspirou a alcunha de "cidade verde". Os parques urbanos são algumas das opções para a população comemorar o feriado mais próximos da natureza, seja praticando atividades físicas ou apenas para lazer e divertimento.



Leia mais
Conheça a historiadora que há 23 anos transcreve documentos importantes de Cuiabá

A pesquisa realizada pelo núcleo de geotecnologia da ONG Instituto Centro de Vida (ICV), aponta que nos últimos 30 anos, Cuiabá perdeu o equivalente a 57 mil hectares, ou cerca de duas vezes e meia a extensão da zona urbana da cidade. O número se refere a soma das áreas que foram abertas em razão de loteamentos, obras de infraestrutura e atividades agrícolas. O estudo foi realizado através de imagens de satélite disponibilizadas pelo Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo do Brasil (MapBiomas).

Com isso, vários parques tem sido, além de um estimulo para a pratica de exercícios físicos, uma forma de reconectar com a saudosa “Cidade Verde”. São diversos atrativos que vão além das pistas para pratica de caminhadas, até a apreciação de várias espécies da fauna e flora pantaneira, córregos, pedalinhos, tirolesa, academia ao ar livre, brinquedos para as crianças e, em alguns casos, até lanchonetes.
 
De acordo com a Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde. Em Cuiabá, 57,4% dos habitantes estão com excesso de peso e 22,7% obesos. Em 2008 a capital mato-grossense ocupada o 1º lugar no ranking de obesidade no país, hoje caiu para a 5ª colocação. Para o personal trainer e professor de educação física, Adilson Domingos dos Reis Filho, esse resultado se deve ao crescente número de parques sendo entregues para a população.

“Em Cuiabá a gente tem observado que desde 2008 Cuiabá, que era a capital mais obesa do pais, esse índice veio reduzindo, ao mesmo tempo a gente vê que em Cuiabá nesses últimos anos aumentou bastante o número de parques públicos que possibilitam a pratica de atividade física pela população mais carente e também pela população que tem acesso e que gosta de fazer exercícios ao ar livre nesses parques.
 
“Para o combate da obesidade e do sobrepeso o governo, tanto municipal quanto estadual, ele deve se preocupar em estar aumentando o número de parques, de espaços públicos para que as pessoas possam então cada vez mais serem ativas fisicamente. Lógico que nesses parques é importante que tenha uma segurança, se não há segurança não há também uma atração para que as pessoas possam frequentar. É importante que tenha o parque, mas também tenha uma segurança para que essas pessoas possam fazer suas atividades físicas da maneira mais correta possível e sem se preocupar se vai ser assaltado”, afirma.
 
Hoje Cuiabá conta com cinco principais parques para visitação e prática de atividade física, são eles:
 
Parque Tia Nair



O Parque Municipal Tia Nair, inaugurado em dezembro de 2018, está localizado na avenida Érico Prezza, no bairro Jardim Itália, em Cuiabá, conta com uma área de lazer de aproximadamente 20 hectares, sendo uma das melhores opções para lazer e pratica de esportes na capital. O horário de funcionamento do local é das 6h às 23h. O parque possui várias opções de lazer para a população como um lago onde é possível alimentar os peixes e observar as capivaras que vivem no local, brinquedos para as crianças, lanchonete, tirolesa, pedalinho, além da pista para a pratica de exercícios e academia ao ar livre.

Parque Massairo Okamura


 
O Parque Estadual Massairo Okamura, inaugurado em abril de 2004, está localizado em uma área de preservação ambiental, na avenida Historiador Rubens de Mendonça, próximo ao Centro Político Administrativo de Cuiabá, possui cerca de 2 km de trilhas para caminhadas, sanitários públicos, mirante, centro para educação ambiental e um palco para atividades comunitárias. O horário de funcionamento do local é das 6h às 18h.

O parque abriga as nascentes que constituem a cabeceira do córrego do Barbado, por isso são evitadas quaisquer intervenções nas suas proximidades, sendo mantida a cobertura vegetal nativa.
 
Parque das Águas (Seo Fiote)



O Parque das Águas, inaugurado em 2016, foi o último parque entregue para a população cuiabana. Hoje o parque é um dos mais visitados da capital e conta com “show das águas”, um espetáculo que sincroniza música e cores em uma fonte instalada no centro de um lago do parque, que acontece todas as noites às 20h e às 21h30. O parque possui uma área de lazer de 270 mil m² e conta com uma pista de corrida de 1.600 metros. O local também conta com uma estrutura de restaurantes com diversas opções da culinária cuiabana.

O Parque das Águas está localizado na Av. Hermina Torquarto da Silva, no Centro Político Administrativo de Cuiabá e funciona 24h, todos os dias da semana.
 
Parque Mãe Bonifácia
 


Um dos primeiros parques entregues para a população cuiabana, o Mãe Bonifácia fica cerca de 15km distante do centro urbano da capital e foi inaugurado em dezembro de 2000. A área de 77 hectares possui cinco trilhas ecológicas e pontos com equipamentos de ginastica, brinquedos para as crianças, mirante e uma fauna muito rica, onde é possível se deparar com animais como gambás, cobras, aves de diversas espécies, saguis e cutias.

O parque está localizado na av Miguel Sutil, bairro Duque de Caxias e funciona das 6h às 18h, todos os dias da semana.
 
Parque Estadual Zé Bolo Flô



O Parque Estadual Zé Bolô Flô, situado na região do Coxipó, foi inaugurado em 2000 e possui uma área de 66 hectares de cerrado, duas pistas para caminhadas, diversas espécies de árvores frutíferas e faz divisa com o Horto Florestal, no local também é possível observar pequenos animais como cutias e saguis em meio as trilhas. Diferente dos outros parques, o Zé Bolo Flô possui estruturas com churrasqueiras e área de lazer para os visitantes aproveitarem o dia.

O parque Zé Bolo Flô está localizado na rua Nova Iguaçu, bairro Coophema e funciona das 6h às 18h, todos os dias da semana.
 
Imprimir