Imprimir

Notícias / Religiosidade

Exposição no Museu de Arte Sacra traz fotografias de festas religiosas de Cuiabá

Da Redação - Isabela Mercuri

A primeira exposição temporária do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MSMT) após sua reabertura começa nesta sexta-feira (12), a partir das 9h, e tem entrada franca (na abertura). Ela levará uma série de fotografias sobre Festas Religiosas de Cuiabá, e fica aberta até o dia 26 de maio.

Leia também:
Indígena do Xingu expõe obras na SP Arte e comemora 'marco' para cidade natal

De acordo com a assessoria, a exposição reúne trabalhos de 14 fotógrafos, como Rai Reis, José Medeiros, Mayke Toscano, Mario Friedlander, Jr Silgueiro, dentre outros. Para o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Allan Kardec, esta é uma justa homenagem a Cuiabá, na semana em que a cidade comemora seu tricentenário.

“Esta é a primeira exposição temporária do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso que vem para homenagear a fé e a religiosidade do nosso povo. Uma exposição singular, com olhares de grandes fotógrafos sobre nossas mais genuínas manifestações religiosas”, afirma.

Viviene Lozi, coordenadora do MASMT, afirma que, após dois anos de portas fechadas, o museu, que tem uma rica exposição permanente, abre as portas para a primeira de muitas exposição temporárias. “Estamos felizes com essa exposição que abre caminho para muitas outras, depois de tanto tempo com as portas fechadas. O tema dessa exposição de agora é uma clara homenagem aos 300 anos de Cuiabá, por isso, procuramos envolver o maior número de participantes. Não tem como falar da história de Cuiabá sem passar pela memória e história da fé, festividade e religiosidade dessa terra abençoada”.

Segundo Kardec, a reabertura dos museus é uma prioridade da nova gestão. “Estamos comprometidos com reabertura dos museus e, mais que isso, mantê-los abertos com programações atrativas e de qualidade”, destaca. O secretário comenta, ainda, sobre a cadeia produtiva da qual os museus fazem parte. “É muito significativo para o artista, poder exibir seus trabalhos em museus, isso agrega muito valor. E muito acertado neste momento em que Cuiabá comemora 300 anos, pois todo o Vale do Rio Cuiabá tem bastante tradição de festas religiosas, essa cultura está ligada à origem das pessoas daqui”.

Viviene Lozi acrescenta: “O Museu de portas abertas novamente é uma conquista da sociedade e da instituição que sempre insistiu no segmento do patrimônio, com o intuito de valorizar e preservar a nossa história. Nosso objetivo é fazer com que o aparelho se recoloque novamente para a sociedade, com atividades educativas e culturais, pesquisas e preservação do patrimônio”.

Serviço

Exposição fotográfica Festas Religiosas de Cuiabá
Quando: 12/04 (sexta-feira)
Horário: a partir das 9h
Quem pode participar: Livre para todas as idades/ Entrada franca
Local: O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso fica na Praça do Seminário, na Rua Clóvis Hugney, 239, bairro Dom Aquino. Funcionará de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h. Ingresso a R$5
Imprimir