Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Companhia de dança contemporânea de renome internacional apresenta espetáculos em Cuiabá

Da Redação - Isabela Mercuri

Um espetáculo do ‘Grupo Corpo’, companhia de dança contemporânea brasileira de renome internacional, será apresentado em Cuiabá no próximo sábado, 1 de junho. O espetáculo é realizado pela Energisa em homenagem aos 300 anos de Cuiabá, tem entrada gratuita e acontece no ginásio Aecim Tocantins.

Leia também:
Curso gratuito ensina técnicas de canto para musicais em Cuiabá

O ‘Grupo Corpo’ tem mais de 40 anos de história. Foi fundado em 1975 em Belo Horizonte, por Pedro Pederneiras, Miriam Pederneiras, Marisa Pederneiras e Izabel. Entre 95 e 99, o grupo foi companhia residente na Maison de La Danse em Lyon na França.

Em Cuiabá serão apresentadas as coreografias ‘Dança Sinfônica’ e ‘Parabelo’. Os ingressos estão disponíveis para retirada na bilheteria do Cine Teatro de Cuiabá desde a última segunda-feira (27), das 15h às 21h, e no dia do espetáculo serão distribuídos no ginásio a partir das 17h (caso haja disponibilidade).

Ambas as apresentações tem coreografia de Rodrigo Pederneiras e trilhas especialmente compostas: Danças Sinfônicas, peça de Marco Antônio Guimarães, executada pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais; Parabelo, música de Tom Zé e Zé Miguel Wisnik.

‘Parabelo’ é uma coreografia de inspiração sertaneja, feita a partir de uma trilha composta por Tom Zé e José Miguel Wisnik em 1997. Para o coreógrafo do Grupo Corpo esta é “a mais brasileira e regional” de suas criações.

‘Dança Sinfônica’, de 2015, tem música de Marco Antônio Guimarães. Ela celebrou os 40 anos da companhia, e o mote traduziu-se “num retorno de Rodrigo Pederneiras às melhores notações de todo um vocabulário de movimentos construído ao longo de mais de 30 anos de residência como coreógrafo da companhia – uma lembrança recriada, que processa, com a bagagem acumulada em décadas de exercício de desprendimento da forma, quase uma síntese da própria escritura”.

A memória está estampada no cenário. Um painel, que recobre todo o fundo do palco, aparece para o espectador como um mosaico abstrato. Mas na superfície de 8m x 16m estão aplicadas mais de mil lembranças e homenagens. São fotografias do cotidiano de artistas e técnicos - bailarinos, maîtres de ballet, produtores, professores, cenotécnicos, iluminadores, camareiros do Grupo Corpo, recolhidas e selecionadas por Paulo Pederneiras  – que assina a criação cenográfica. Não há, nessa  tapeçaria de rostos, uma foto de cena sequer – todas as imagens são informais, flagrantes espontâneos que registram ensaios, viagens, bastidores, aulas.  As laterais do palco – chamadas ‘pernas’, na linguagem cenográfica – estão cobertas por um solene veludo vermelho, quase uma moldura de gala para aquelas fotos – retratos íntimos dos 40 anos de convivência e trabalho da mais importante companhia privada de dança no país.  

O resultado, de acordo com a assessoria, “carrega um lirismo transbordante, tecido em referências a personagens e passagens que, dentro ou fora da cena, marcaram a trajetória do Corpo - numa diluição sutil e bem dosada das memórias, que empresta à reconstituição uma alta voltagem emocional – e que atinge seu clímax no extenso e primoroso pas-de-deux em espiral, reputado por seu criador entre os melhores a que deu vida até hoje”.

Energisa Viva 300 anos

Além do espetáculo desde sábado, a Fundação Ormeo Junqueira Botelho, entidade cultural mantida pelo Grupo Energisa, realiza também no final de agosto a segunda etapa da celebração, com atrações nacionais que marcam a cultura das áreas de atuação de Energisa, e com o espetáculo teatral "Cuiabá 300 anos" do Grupo Cena Onze, peça escrita pelo historiador João Carlos Vicente Ferreira e dirigida por Flávio Ferreira, contando a história da tricentenária cidade com a presença de mais de uma centena de atores e figurantes. Serão três dias de atividades, com opções para todas as idades.

Na sexta-feira, 31 de Maio, a aula e os ensaios do Grupo Corpo no Ginásio Aecim Tocantins estarão abertos das 17h às 20 h, a todos os bailarinos e coreógrafos de Cuiabá, bem como a alunos e professores das academias de dança da cidade, bastando para isso se inscrever até uma hora antes à entrada do ginásio com o pessoal de recepção especialmente contratado.
 
Serviço


Espetáculos Parabelo e Dança Sinfônica – Grupo Corpo
Sábado, 1 de junho
Horário: 21 h
Local: Ginásio Aecim Tocantins
Entrada livre – Limitada aos cinco mil primeiros ingressos distribuídos

Os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do Cine Teatro Cuiabá a partir do dia 27 de maio  ou no dia do evento a partir das 17h na bilheteria do Ginásio Aecim Tocantins. A abertura do estádio para entrada do público será a partir das 19h
Imprimir