Imprimir

Notícias / Artes visuais

Fotógrafo apresenta ‘Cuiabá à noite’ em sua primeira exposição a partir desta quinta-feira

Da Redação - Isabela Mercuri

O fotógrafo cuiabano Victor D’Moraes realiza, a partir desta quinta-feira (27), sua primeira exposição, com imagens de Cuiabá à noite. As 21 fotografias foram feitas utilizando técnicas como longa exposição e light painting, e mostram uma cidade desconhecida de muitos.

Leia também:
Artista plástico expõe obras que pintou nos últimos 21 anos em Chapada dos Guimarães

“Quem nunca passou um calor de rachar no meio dia na Praça Alencastro? Até as expressões artísticas tradicionais cuiabanas têm origens diurnas, como o siriri e o cururu. Mas, existe um lado noturno da cidade que poucos conhecem. Pontos conhecidos que durante a noite se misturam com luzes, fios e asfalto e se transformam em paisagens únicas”, afirma o artista.
 
Victor nasceu no Tijucal há 33 anos, e foi por influência do avô - o artista plástico nordestino Joaquim B. M. Primo, autor de diversas obras que retratam o indígena mato-grossense – que começou a fotografar. “Desde criança eu convivi em meio a obras de arte, fotografias, e de objetos que meu avô colecionava em casa. Inclusive eu herdei uma máquina fotográfica dele da década de 80. Sem dúvida, ele foi meu grande incentivador”, relata.
 
As primeiras fotos foram tiradas por ele no festival Calango, em 2005. Dez anos depois, foi para o Hawai, onde decidiu viver somente de sua arte. De volta a Cuiabá, ele realiza sua primeira exposição neste mês de junho. “O ano de 2019 tem sido especial para mim. Um momento de muito emoção. Além do nascimento do meu filho, estou realizando minha primeira exposição e que é resultado de toda uma vida”, afirma.
 
A exposição será realizada na Casa do Parque.  “Mesmo sem o sol, a noite traz do dia o calor, e a urbanidade traz dos postes as luzes. Uma combinação que revela uma cidade muito mais do que verde, uma cidade repleta de cores inusitadas. Trata-se de um registro histórico para presentear Cuiabá e a população’’, define o fotógrafo.
 
A coletânea de Victor D’Moraes inclui o lado moderno, como uma trincheira construída para a Copa 2014, e aspectos religiosos. Ele fotografou as igrejas mais tradicionais da cidade em cenas que incluem rastros dos carros, postes, semáforos, placas de sinalização, todas as imagens com olhar peculiar e delicado.

“A Casa do Parque, ao longo dos seus sete anos, tem procurado valorizar a arte em suas várias vertentes. E a fotografia é uma delas. Receber esta exposição é revigorar o espaço. E o olhar apurado de Victor D’Moraes faz a diferença”, observa Flávia Salem, idealizadora da Casa.

Serviço

A Casa do Parque, Rua Major Severino de Queiroz, 455, bairro Duque de Caxias, fundo do Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá (MT).
Reservas pelos telefones 3365-4789 e 98116-8083.
Imprimir