Imprimir

Notícias / Dr. Juliano Slhessarenko - Cardiologia

Cardiologista explica como o colesterol provoca infarto

Dr. Juliano Slhessarenko

O que é colesterol?
 
O colesterol ajuda o corpo a construir novas células, isolar os nervos e produzir hormônios.  Normalmente, o fígado produz todo o colesterol que o corpo necessita.  Mas o colesterol também entra em seu corpo a partir de alimentos, como alimentos à base de animais (leite, ovos e carne). Muito colesterol em seu corpo é um fator de risco para doenças cardíacas.

Leia também:
Doença cardíaca é a que mais mata no Brasil: cardiologista explica como se prevenir
 
Como o colesterol alto causa doenças cardíacas?
 

Quando há muito colesterol no sangue, ele se acumula nas paredes de suas artérias, causando um processo chamado aterosclerose, uma forma de doença cardíaca.  As artérias tornam-se estreitas e o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco é retardado ou bloqueado.  O sangue transporta oxigênio para o coração e, se não houver sangue e oxigênio suficientes, você poderá sofrer dores no peito.  Se o suprimento de sangue para uma parte do coração for completamente interrompido por um bloqueio, o resultado é um ataque cardíaco ou infarto agudo do miocárdio.
 
Existem duas formas de colesterol com as quais muitas pessoas estão familiarizadas: lipoproteína de baixa densidade (LDL ou colesterol "ruim") e lipoproteína de alta densidade (HDL ou colesterol "bom"). Essas são a forma pela qual o colesterol circula no sangue.
 
LDL é a principal fonte de placa obstrutiva da artéria. HDL realmente trabalha para limpar o colesterol do sangue.
 
Triglicerídeos são outra gordura em nossa corrente sanguínea. Pesquisas mostram que altos níveis de triglicérides também podem estar ligados à doença cardíaca
 
Quais são os sintomas do colesterol alto?
 
O colesterol alto em si não causa nenhum sintoma, então muitas pessoas não sabem que seus níveis de colesterol estão muito altos.  Portanto, é importante descobrir quais são seus números de colesterol.  Diminuir os níveis de colesterol que são muito altos diminui o risco de desenvolver doenças cardíacas e reduz a chance de um ataque cardíaco ou morrer de doença cardíaca, mesmo se você já o tiver.
 
Como o colesterol alto é tratado?
 
Os principais objetivos no tratamento de colesterol alto são diminuir seus níveis de LDL e diminuir o risco de doença cardiovascular. Para baixar o colesterol, faça uma dieta saudável para o coração, faça exercícios regularmente e mantenha um peso saudável. Alguns também podem precisar tomar medicamentos para baixar o colesterol.
 
Os médicos determinam seus "objetivos" para reduzir o LDL com base no número de fatores de risco que você tem para doenças cardíacas.  Com base no seu risco, o seu médico determinará a intensidade da redução de LDL de que necessita e prescreverá uma medicação em conformidade. Procure seu cardiologista regularmente e faça uma prevenção adequada. Você só tem um coração.
Imprimir