Imprimir

Notícias / Política Cultural

Doação anônima pode manter joia de Jane Austen na Grã-Bretanha

O Globo

Kelly Clarkson, pelo visto, não vai conseguir levar para casa o anel de Jane Austen que arrematou em um leilão. Depois de Ed Vaizey, ministro da Cultura da Grã-Bretanha, iniciar uma campanha para arrecadar fundos e manter a joia no país, um doador anônimo pode ajudar a comprar a peça.

ajudar a completar o valor de US$ 236 mil, necessário para comprar de volta o anel de ouro, com uma pedra turquesa. Em 1º de agosto, Vaizey decretou temporariamente que a joia não poderia sair da Inglaterra. O prazo inicialmente termina em 30 de setembro, mas pode ser estendido até dezembro.

O anel foi passado de Jane, autora de clássicos como "Orgulho e preconceito" e "Razão e sensibilidade", para sua irmã, Cassandra. Cassandra, por sua vez, repassou a joia para sua cunhada Eleanor Jackson. A joia permaneceu na família até ser arrematada pela cantora de "Since you've been gone", fã de Jane, que já tinha uma réplica do anel, presente de seu noivo Brandon Blackstock.

Se a joia for destinada ao museu em homenagem à escritora, ela ficará ao lado de itens como a mesa que ela usava para escrever, cartas, livros com suas anotações e muitos outros objetos pessoais. Todas essas peças deverão ser expostas em comemoração ao bicentenário da publicação de "Mansfield Park".
Imprimir