Imprimir

Notícias / Gastronomia

Empresária homenageia avó com biscoitos e bolos e conquista independência financeira

Da Redação - Thaís Fávaro

Ao readaptar sua rotina após o casamento, a maternidade e encarar os desafios de  aprender a cozinhar, a rondonopolitana Mariana Prata Aguiar, 41 anos, encontrou no livro de receitas da avó a possibilidade de mudar o rumo da sua vida e criar uma empresa de bolos, biscoitos e doces. Quitandas da vó Rita é uma homenagem para a matriarca de uma família de mineiros que conseguiu empreender em Cuiabá e proporcionar aos clientes produtos feitos artesanalmente, com ingredientes naturais e com sabores que remetem a infância.

Leia também
De faxineira a dona do próprio negócio, empresária realiza sonho de abrir confeitaria e se torna referência em Cuiabá 
 
Ao se casar e ter que se mudar para uma fazenda por conta do emprego do marido, Mariana Prata precisou apreender a cozinhar para atender aos pedidos dos filhos que pediam para a mãe fazer bolos, pães e biscoitos já que os mercados, padarias e restaurantes ficavam todos distantes da área rural.

Mariana contou ao Olhar Conceito que na época ligava para sua avó Rita para pedir as receitas e dicas, já que não cozinhava praticamente nada. “A vida toda eu trabalhei em escritório e quando eu fui morar na fazenda me vi meio perdida. Ligava para a minha avó para pegar as receitas e ia tentando fazer, no começo saia tudo errado e eu jogava tudo fora. Com o tempo as receitas começaram a dar certo”, lembra.

Pouco tempo depois Mariana precisou voltar a morar com a família em Cuiabá. Os filhos Francisco e Heloisa, hoje com 12 e 9 anos,  não tinham com quem ficar para que ela pudesse voltar ao trabalho, então ela decidiu deixar o emprego e cuidar das crianças em tempo integral. “Como eu ficava em casa e tinha um pouco mais de tempo livre eu fazia minhas quitandas e dava para as pessoas, para algum parente ou alguma amiga. Eu tenho uma prima que trabalha no tribunal de contas e eu dava sempre pra ela levar e fazer lanche lá, as pessoas comiam e sempre perguntavam quem tinha feito e se eu pegava encomenda pra fora, mas na época isso nem passava pela minha cabeça”, diz.

“Um dia essa minha prima chegou com uma listinha de pedidos, fiquei apavorada, mas ela disse que eu daria conta sim, que podia fazer porque o pessoal lá do serviço dela queria comprar. Foi assim que tudo começou”, lembra.



Ao visualizar um futuro comercial para as quitandas que ela fazia com tanto apreço, Mariana começou a pensar em profissionalizar a empresa. “Quando eu precisei dar um nome para a empresa não consegui pensar em outra coisa, era a chance de homenagear a mulher incrível que minha avó era. Digo que ela era a melhor avó do mundo porque realmente era. Ela era muito presente e sempre fazia as coisas que a gente gosta. Se tem uma pessoa para ser homenageada, essa pessoa é a minha avó”, lembra.



Dona Rita faleceu em 2019 aos 95 anos e até o último dia de sua vida sempre manteve a lucidez e aconselhou os filhos e netos, conversando e dando dicas de culinária e de vida. Além de usar o nome da avó para fazer a homenagem, Mariana conta que sua prioridade é fazer os produtos o mais parecido possível com os que a avó fazia, de maneira artesanal e natural, como os que ela comia na infância.



Até hoje Mariana consulta o livro de receitas da avó Rita e vai adaptando ao dia a dia. “Quando eu pego o livro dela me vem uma saudade boa. Eu falo para as pessoas que minha avó deve estar sempre comigo porque ela gostava tanto de fazer quitanda”, brinca.

Hoje ela conta com mais dois funcionários além do apoio da família para ajudar na empresa. As petas são o carro chefe do cardápio e são vendidas em pacotes de 170 gramas a R$ 10 e 300 gramas a R$ 15. As petas são livres de glúten e lactose e podem ser consumidas também por pessoas alérgicas ou intolerantes, (exceto a de queijo).

Atualmente ela trabalha com os sabores: Tradicional, Cebola alho e salsa, Pimenta, Queijo, Beterraba e Multi Grãos. Além das petas ela também recebe encomendas para bolos, biscoitos, pães, Fatias húngaras, Casadinhos de Goiabada, doce de leite e brigadeiro.

Para quem quiser adquirir os produtos basta entrar em contato através do telefone (65) 99977-1121 ou pelo Instagram.
Imprimir