Imprimir

Notícias / Política Cultural

Estudante de MT cria ‘Clube de Astronomia’ para incentivar o interesse pela ciência

Da Redação - Isabela Mercuri

O estudante Alex Moreira Cristofolini, de Tangará da Serra (239km de Cuiabá), criou um ‘Clube de Astronomia’ para incentivar outros alunos a se interessarem pelo tema, em sua cidade. Cursando atualmente o Ensino Médio, Alex é apaixonado pelo tema e em abril deste ano realizou, inclusive, uma palestra no 12º Congresso Nacional de Astronomia e Astronáutica, no Rio de Janeiro.

Leia também:
Eclipse lunar parcial poderá ser visto em Cuiabá e todo o Brasil nesta terça-feira

De acordo com a assessoria da Secretaria de Estado de Educação, Alex é aluno do ensino médio na Escola Estadual Plena Ramon Sanches Marques. Ali, atua no Clube junto a Lais Ferreira da Cruz, sua auxiliar.

A matéria foi apresentada a eles na escola pela professora de matemática Silvana Copcesk, que foi a primeira mulher de Mato Grosso a conhecer a Agência Espacial Americana (Nasa), em setembro de 2016. Silvana é também a única participante do Instituto de Colaboração Internacional de Pesquisa Astronômica (Iasc na sigla em inglês).

“O Iasc fornece dados astronômicos de alta qualidade para os cientistas cidadãos em todo o mundo. Eles são capazes de fazer descobertas astronômicas originais e participar da astronomia prática. Esse serviço é fornecido sem custo”, explica.

Segundo a professora, nas aulas a astronomia é apresentada como parâmetro. “Quando apresentei o plano cartesiano, a primeira visualização que é a ligação com os pontos, entrei com astronomia mostrando as constelações. No momento do clube de astronomia, o Alex mostrou as constelações mais simples reforçando o conteúdo”, exemplifica.

Alex e Lais, acompanhados da professora, realizam visitas a outras escolas para falar sobre o tema. Os estudantes levam telescópio e chegam fantasiados de astronauta spara chamar a atenção dos alunos.

Alex ficou em primeiro lugar em Cuiabá num concurso de astronomia, em 2018, ao construir um telescópio com material reciclado. Ainda no ano passado, ele participou do concurso de redação da Nasa, mas não foi classificado. Mesmo assim não desistiu.

Lais, por sua vez, relata que o seu primeiro contato com a astronomia foi na escola, quando a professora apresentou o projeto caça asteroides, que fazia a parte de caçar os asteroides e registra-los. “Desse dia em diante eu tive muito interesse pelo assunto, e a professora Silvana ajudou a me aprofundar mais ainda nesse assunto. Acredito que muitos alunos ainda não tenham despertado o interesse na astronomia também, por muitas vezes não terem a oportunidade do primeiro contato”, assinala.
Imprimir