Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Teatro Sarcáustico chega a Cuiabá com a inovadora montagem que conta com cenas escolhidas pelo público

Da Redação - Lidiane Barros

Fruto de pesquisas de inovação na área da direção teatral, chega a Cuiabá um dos grupos mais premiados do teatro gaúcho que com a montagem do livro Breves Entrevistas com Homens Hediondos. Trata-se do Teatro Sarcáustico, que neste caso se dedica a explorar temáticas que vão de tabus a vazio existencial, apostando ainda na crítica à cultura de massa. 

O espetáculo homônimo será encenado nesta sexta-feira (16) e sábado (17) no Teatro do Liceu Cuiabano, às 20 horas. Na manhã de sábado, das 8h30 às 12h30 eles ministram oficina gratuita de dramaturgia, no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso.

Baseada no livro do norte-americano David Foster Wallace, a montagem se configura por uma “espetáculo/freak-show”, fruto de uma pesquisa sobre novas direções teatrais. Ou seja, uma boa oportunidade da plateia cuiabana de conhecer o que a inusitada faceta da produção nacional de teatro tem a oferecer.

Neste caso, os atores do espetáculo dirigiram cenas de colegas. A partir de estímulos cada diretor/ator propôs uma estética particular para sua “entrevista/cena”.

A interatividade entre os atores e plateia também é um dos pontos fortes deste espetáculo que traz uma estrutura dramática diferenciada, pois é desenhada pelas escolhas do público. Ao todo, dez entrevistas do livro entraram para a cena, mas somente cinco são fixas. As demais são definidas pelo público através de votação, no meio do espetáculo.

Em palco, homens respondem às perguntas de uma mulher ausente. Ou seja, uma boa imersão pela consciência masculina que pode ter muito a ensinar as mulheres ou ainda, que estimule o autoconhecimento dos homens que se aventurarem pelo universo idealizado nesta montagem.

Breves Entrevistas com Homens Hediondos tem direção geral de Daniel Colin e direção das entrevistas, concepção e atuação de Colin, Guadalupe Casal e Ricardo Zigomático. O elenco conta ainda com Douglas Dias.

Serviço:

Espetáculo Breves Entrevistas com Homens Hediondos

Dias 16 e 17 de agosto, às 20h, no Teatro do Liceu Cuiabano (Pc Gal Mallet, 150)
Ingressos serão vendidos somente no dia e local do espetáculo, a partir das 19h, a R$ 10 para estudantes, idosos, classe artística (mediante identificação formal) e R$ 20 para o público em geral.

Oficina Gratuita

A Oficina Gratuita de Dramaturgia do Teatro Sarcáustico, será realizada no sábado (17), das 8h30 às 12h30, no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso, antigo CEFET. Interessados devem enviar currículo e carta de intenção para sarcaustico@gmail.com (Obs.: colocar nome da cidade no assunto do e-mail)
Imprimir