Imprimir

Notícias / Cinema

Drama francês, suspense coreano e ficção-científica dos EUA integram programação alternativa de cinema

Da Redação - Isabela Mercuri

O cinema será o grande protagonista da agenda cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) nesta semana. Diversos filmes serão exibidos, tanto nos horários da tarde quanto a noite, possibilitando a participação de diferentes públicos.

Leia também:
Maior festival de circo de Mato Grosso acontece este mês; entrada gratuita

Nesta terça-feira (20), por exemplo, o ‘Encontros com Cinema’ traz o longa ‘O Ódio’ ao Cine Teatro. A UFMT é parceira do projeto. O filme francês, de 1995, fala sobre o conflito entre a juventude francesa e a polícia em Paris e outros problemas enfrentados pela periferia.

Toda a história se passa em um período de 24 horas, e os protagonistas, três jovens franceses, enfrentam a polícia, encontram uma arma perdida e tem que decidir o que fazer com ela, encontram gangues e skinheads. Quando finalmente voltam para casa, se deparam com uma surpresa. O filme será exibido às 19h30, no Cine Teatro de Cuiabá, com taxas de manutenção nos valores de R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia-entrada).

Na quarta-feira (21), o Cineclube Coxiponés exibe, às 14h30, ‘A Chegada’, filme de ficção científica estadunidense, lançado em 2016, que tem como sinopse: “Quando seres interplanetários deixam marcas na Terra, a Dra. Louise Banks (Amy Adams), uma linguista especialista no assunto, é procurada por militares para traduzir os sinais e desvendar se os alienígenas representam uma ameaça ou não. No entanto, a resposta para todas as perguntas e mistérios pode ameaçar a vida de Louise e a existência de toda a humanidade”.

Na noite de quinta-feira (22), a sessão ‘Quase Curtas’ exibe produções dos alunos de Radialismo & Cinema e Audiovisual da UFMT, no Auditório do Centro Cultural, às 19h. A classificação indicativa é para maiores de 18 anos.

Na sexta-feira (23), na Sessão Kino Mundo, o filme "Oldboy" será exibido no Cineclube Coxiponés, a partir das 14h. O suspense coreano conta a história de Oh Dae-su (Choi Min-sik), um homem comum, bem casado e pai de uma garota de 3 anos, que é levado a uma delegacia por estar alcoolizado.

Ao sair, ele liga para casa de uma cabine telefônica, para logo em seguida desaparecer, deixando como pista apenas o presente de aniversário que havia comprado para a filha. Pouco depois ele percebe estar em uma estranha prisão, onde há apenas uma TV ligada. Ele recebe pouca comida e respira um gás que o faz dormir diariamente. Através do noticiário da TV, descobre que é o principal suspeito do assassinato brutal de sua esposa e, sem ter outra opção, passa a se adaptar à escuridão de seu quarto e a preparar seu corpo e sua mente para sobreviver à pena que está sendo obrigado a cumprir sem saber o porquê.

Durante o sábado (24), por fim, a Sessão de Filmes CineCaos traz obras com a temática de "Hecatombes, Cataclismas e Delírios de Poder", às 18h, no Auditório do Centro Cultural da UFMT.
Imprimir