Imprimir

Notícias / Artes visuais

Exposição une obras de Capucine Picicaroli um ano após sua morte

Da Redação - Isabela Mercuri

Um ano após a morte de Capucine Picicaroli, foi inaugurada na última quinta-feira (29) a exposição ‘Fascinação’, com 36 obras que refletem a vida e obra da artista plástica. Com produção executiva de Henrique Rondon e curadoria de Amanda Gama e Willian Gama, a mostra tem entrada gratuita e fica na Casa do Parque.

Leia também:
Prefeitura e Marinha inauguram três monumentos em Cuiabá e enviam peça 'gêmea' a Corumbá

"A exposição será a memória viva de Capucine Picicaroli", define Willian Gama, a começar por obras que fizeram parte da exposição "México Imaginário", inspirada nas manifestações culturais desse povo de fortes cores e sabores. Entre os elementos das obras, Catrinas, Frida Kahlo, Guadalupe, mariachis (gênero musical do México) e outras figuras de grande expressão.

Também estão expostas obras de "Dezesseis Conte outra vez", que foi apresentada pela primeira vez no Museu de Arte de Mato Grosso. "Segundo dados da própria da Secretaria de Estado de Cultura, foi a exposição com maior visitação que o museu teve durante os anos que funcionou na Residência dos Governadores”, explica o curador.

Dentro da exposição havia uma instalação interativa chamada ‘Sala dos Desejos’ (Sala dos Desejos, Capucine Picicaroli, técnica mista, 300x300cm, 2014). Nele ficava um grande mural, onde as pessoas escreviam em post-its seus desejos para o estado de Mato Grosso.

"Fascinação" terá, ainda, telas de "O Circo", exposição individual de Capucine Picicaroli realizada na própria A Casa do Parque e que apresentou uma série sobre o circo e suas várias nuances, composta, por palhaços tradicionais e multicoloridos, além de criações que retratam aos 'freaks shows', os shows de horrores que atraíam milhares de espectadores aos circos décadas atrás.

Os curadores Willian Gama e Amanda Gama acompanharam Capucine Picicaroli desde a primeira exposição individual da artista plástica. "Durante todo este processo de produção da exposição Fascinação eu fico me lembrando do quanto ela era detalhista e exigente", revela Willian, lembrando que Picicaroli também foi uma agitadora cultural, teve sua própria galeria de arte, deixava o ateliê aberto para receber artistas, cliente e pessoas interessadas em arte.

A primeira exposição profissional de Capucine foi uma coletiva realizada na Casa do Parque. Depois vieram várias outras. "Capucine foi uma pessoa incrível e marcante na vida de todos nós. No dia 6 de agosto completou um ano do falecimento e nos estávamos realizando na Casa do Parque uma exposição com a coleção particular da professora Clarita. Durante a montagem veio a ideia de fazer ainda este ano uma exposição com obras da Capucine. A Flávia Salem concordou imediatamente e inclusive foi a maior entusiasta para fazer a exposição acontecer", descreve.

Flávia Salem afirma ter grande orgulho de fazer parte da trajetória de artista. "Capucine e sua arte estão eternizadas na Casa do Parque. Nosso espaço tem a essência de sua sensibilidade e inquietude", frisa a idealizadora da Casa. O produtor executivo Henrique Rondon, por sua vez, classifica as obras da artista plástica como um sonho. "As obras, de um modo geral, trazem essa característica. Algumas são como se fossem sonhos. São fortes, coloridas, alegres. Mas também tem as "pesadas", porque nem sempre a vida é feita de sonhos".

Amanda Gama destaca um trecho do texto do crítico de arte Jacob Klintowitz, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), sobre Capucine Picicaroli e sua obra "Capucine é uma fabulista que pinta histórias que ela inventa e que tratam do ser diante da condição humana - a dor, a solidão inexorável, o sofrimento e a morte - e, nessas fábulas o ser, por sua essência humana, é vibrante, lúcido, criativo e vitorioso, pois a sua trajetória se sobrepõe à fragilidade da existência e ele triunfa por ter a coragem de perceber o infinito".

"Ela entendeu lá no início que precisava de uma curadoria, procurou a Galeria Mirante das Artes e a parceria foi um sucesso", lembra William Gama.

Serviço

Abertura da exposição "Fascinação" - Capucine Picicaroli
Quando: 29 de agosto de 2019
Horário: 19h
Entrada: Gratuita
Local: A Casa do Parque, Rua Severino de Queiroz, 455, bairro Duque de Caxias, fundo do Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá (MT)
Imprimir