Imprimir

Notícias / Artes visuais

Artistas plásticos se reúnem em exposição sobre a degradação do meio ambiente

Da Redação - Isabela Mercuri

Começa nesta sexta-feira (6), às 19h, em Cáceres (217km de Cuiabá), a ‘1ª Exposição Coletiva Réquiem da Terra’. Com o objetivo de chamar a atenção para a degradação do meio ambiente, a mostra conta com 36 obras produzidas por 12 artistas locais. Depois de Cáceres, ela segue para Cuiabá, no próximo dia 16 de setembro.

Leia também:
Artista plástico de MT terá obra em exposição em Paris

Esta primeira etapa continua até domingo (8), no no Centro de Eventos Professora Maria Sofia, na sede da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Meio Ambiente e Turismo (Sicmatur).

“A exposição é inclusiva, pois terá obras em texturas para que os deficientes visuais possam tocar nas telas”, salientou a presidente da Associação de Artistas Plásticos de Mato Grosso (ARTEMAT), Idalina Gonçalves.

Em Cuiabá, as obras ficarão na sede da Assembleia Legislativa de Mato Grosso até o dia 20 de setembro. “Vivemos um momento crítico. Todos os anos, neste período de estiagem, sofremos com as queimadas, geralmente precedidas pelo desmatamento. E a arte tem esse papel de também fazer a crítica social”, completou Idalina.

Conheça os artistas participantes

Sálvio Junior - cacerense, biólogo e artista plástico. Autodidata, suas obras têm traços expressionistas, com a intenção de retratar o cotidiano do povo brasileiro com todas as suas mistificações ancestrais.

Neuracy Pedra Souza - nasceu em Cassilândia (MS) e, atualmente, reside em Cáceres. Formada em letras, é ceramista há 20 anos e usa desde a argila até o pincel.
Iram Almeida - natural de Cáceres, onde reside até o momento, é autodidata e trabalha há 19 anos ministrando cursos e oficinas. Sua inspiração é a cultura ribeirinha e a natureza pantaneira.

Idalina Gonçalves - artista plástica, nascida em Três Fronteiras (SP), é residente em Cáceres (MT) e autodidata. Pinta desde a infância, com traços expressionistas. Tem como inspiração a natureza e suas cores vibrantes.

Eduardo Martins - natural e residente de Cáceres, começou nas artes plásticas aos 19 anos. Tem estilo expressionista, e o Pantanal mato-grossense como inspiração.
Valdir Ricardo Francisco - natural de São José dos Quatro Marcos, residente em Cáceres há 32 anos, é formado em Artes Visuais. Pinta há 23 anos e sua inspiração é o espaço e a natureza.

Adelice Queiroz - nascida em Aparecida do Taboado (MS), reside em Cáceres há 10 anos, e pinta há 20 anos, com traços expressionistas. Tem como inspiração a cultura africana.

Sebastião Mendes - natural de Cáceres. Autodidata, traz traços expressionistas e figurativos nas suas obras. É membro da Academia Brasileira de Belas Artes. Sua inspiração é a brasilidade.

Geralda Zagnoli - nascida em Caratinga (MG). Atualmente, mora em Cáceres e começou a pintar há 8 anos. Sua inspiração é a beleza dos pássaros.
Carlos Alberto Bosque Junior - formado em artes, é também educador. Suas obras têm traços expressionistas e figurativos. Sua inspiração é o chamamento crítico, diante da degradação humana.

Rafael Jonnier - cacerense, ele tem com estilo a pop art e o grafite. Trabalha com arte visual desde a infância e, atualmente, voltou a residir em Cáceres.
Imprimir