Imprimir

Notícias / Turismo

Após ter 100 hectares queimados, Parque Serra Azul será reaberto para turismo

Da Redação - Isabela Mercuri

Cem hectares do Parque Serra Azul, em Rosário Oeste, região de Nobres, foram consumidos pelo fogo durante três dias de incêndio. No último domingo (8), a queimada foi controlada, mas o parque permanecerá sob monitoramento, e será reaberto para turismo no próximo dia 28 de setembro.

Leia também:
Websérie sobre Chapada dos Guimarães lança primeiro episódio nesta quarta-feira
 
A unidade de conservação faz parte do Sesc Pantanal. Para combater o fogo, que durou do dia 5 ao dia 8 de setembro, foi necssário o trabalho de 30 pessoas, entre brigadistas da instituição, Corpo de Bombeiros Militar, Exército Brasileiro e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
 
O parque, localizado no cerrado mato-grossense, tem 5 mil hectares. Dentre as atividades turísticas realizadas ali estão a flutuação na Cachoeira Serra Azul, tirolesa, arvorismo e cicloturismo, além do serviço de almoço oferecido no restaurante Buritizal. O Enduro a pé – Sesc Serra Azul 5km, que aconteceria no dia 22 de setembro será remarcado para o mês de outubro. A nova data será anunciada em breve.
 
O incêndio no entorno do parque, no entanto, continua, e a estimativa é de que já tenha alcançado 10 mil hectares. “Já completamos uma semana de incêndio. No Parque Sesc Serra Azul o fogo foi controlado, mas ao sul ainda continua, numa área de nascentes, onde está em andamento a construção de barreiras como aceiros negros. Ao oeste, o trabalho é ainda mais intenso devido ao fogo ter se propagado em áreas privadas”, explica o coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Flávio Gledson.
 
Para ele, a integração de esforços é essencial para o combate florestal. “É preciso que cada um faça seu papel. No Sesc Serra Azul, o trabalho com os brigadistas foi extremamente importante integrando essa força-tarefa que possibilitou controlar o fogo. Estratégias como contra fogo, combate direto, aéreo e terrestre, construção de aceiros mecânico e negro, foram utilizados para obter o êxito da operação”, declara. Desde o dia 1º de setembro, conforme o Corpo de Bombeiros, mais de 380 mil litros de água foram utilizados na ação.
Imprimir