Imprimir

Notícias / Cinema

Artista chileno produz websérie documental sobre corpo e território em Cuiabá

Da Redação - Isabela Mercuri

O artista chileno multidisciplinar Sebastián Soto Álamos realiza, em Cuiabá, uma websérie documental, em parceria com artistas e produtores locais. ‘Mover’ – nome que faz jogo de palavras entre ver e mover, aludindo ao encontro entre cinema e corpo – tem por objetivo fazer um mapeamento sensitivo da cidade, divulgar a cultura local matogrossense, mostrar paisagens visuais e pontos históricos com alto valor cultural e patrimonial.

Leia também:
Secretaria de cultura quer criar comissão para atrair produções cinematográficas nacionais para MT

De acordo com a assessoria, os episódios apresentam diversidade estética e de conteúdo, abordando áreas como dança, teatro, performance, educação, pesquisa, design entre outros. Os parceiros da produção são Lucas Koester, Theatro Fúria, Aline Fauth, Oz Ferreira (Chapada dos Guimarães), SpectroLab e grupo de Siriri Flor de Atalaia.

A produção conversa com pessoas, grupos e coletivos de Cuiabá e Mato Grosso, vinculados a práticas e saberes que tem alguma relação com corpo e território. “A intenção do projeto é dar visibilidade, mostrar as diferenças, semelhanças e pontos de encontro entre os entrevistados, a sua relação com o território, cultura contemporânea e imaginário matogrossense — quando falamos de território pode ser entendido a nivel cidade, estado, país, América latina ou o corpo mesmo”, explica a assessoria.

A divulgação da websérie será no canal do Youtube. Até o momento, só foram publicados ‘teasers’. Também há divulgação através do Instagram. Futuros desdobramentos artísticos incluem parcerias e co-produções Chile-Brasil.

O idealizador Sebastián Soto Álamos é artista visual, dançarino, audiovisualista, realizador de animação stop-motion e produtor cultural. Formou-se em Artes Plásticas na Universidade do Chile, onde também fez Dança. Com uma experiência de oito anos em produção artística e educação, o seu trabalho centra-se na multidisciplinaridade onde corpo, imagem e cinema se encontram.

Sebástian também ministra oficinas e cursos de arte, animação, yoga e dança em diferentes espaços e com diferentes grupos de pessoas, além de fazer cursos e seminários em dança, yoga, performance e outros conhecimentos.

Em 2017, fez um curso de Animação em Stop-motion na Academia de Animação de Barcelona, onde profissionalizou seus conhecimentos na área. Atualmente, mora em Cuiabá, na busca de expandir suas experiências artísticas e colaborações com artistas locais.

Serviço

Projeto Mover
YOUTUBE
INSTAGRAM
Email: mover.webserie@gmail.com
Imprimir