Imprimir

Notícias / Literatura

"E se amanhã não houvesse poesia?": escritor divulga livro em performance no centro de Cuiabá

Da Redação - Isabela Mercuri

Prestes a lançar seu primeiro livro, o escritor Lucas Lemos realizou, na última quinta-feira (26), uma performance no centro da cidade de Cuiabá. Com uma mesa com livros em cima, ele estendeu um cartaz onde havia dos dizeres: “e se amanhã não houvesse poesia?” e aguardou a reação do público. A ação faz parte da divulgação do lançamento de seu primeiro livro, “Nossa Alegria Triste”, que será realizado no dia 15 de outubro no Instituto de Linguagens da UFMT.

Leia também:
Nova Mesa Diretora da AML toma posse nesta segunda-feira com festa cultural 

As respostas à performance foram de olhares curiosos, até que um senhor respondeu: “Se não houvesse poesia? Moço, me desculpa, mas você tem quantos anos mesmo?”, “26”, o poeta respondeu. “Você já viu o vento alguma vez na vida? Eu tenho 76 e nunca vi”. Lucas balançou a cabeça negativamente. Continuou o senhor, “pois é, o vento tá aqui, tá no mundo todo agora mesmo sem a gente ver. A poesia é viva, e o amanhã a Deus pertence. Ela (a poesia) não morre, não”.
 
“Ainda se lê poesia hoje em dia? Onde, como?”, “Para quê serve a arte?”, “É possível viver sem literatura?” foram alguns dos questionamentos que Lucas trouxe ao público. “O objetivo era a experiência, levar poesia pra rua, conversar com as pessoas de perto, sair da bolha das redes sociais, e tentar entender qual é a visão da arte, da poesia nesse caso, pra cada um que estivesse passando por ali”, explica. 
 
Ana de Mello, fotógrafa e parceira de atuação do escritor, também acompanhou a intervenção. “A gente quer fazer essa perfomance e cobrir com vídeo mais algumas vezes. Depois, vamos divulgar nas redes sociais como apoio pra divulgação do lançamento do livro. Se dependesse de mim, faria isso todo dia. Esse contato com o público é muito potente artística e socialmente. E viver da arte ainda é um sonho possível”, disse.
 
O primeiro trabalho literário de Lucas Lemos traz suas reflexões sobre o digital, a cidade e o cenário político atual. O livro contém fotografias do autor, cliques do fotógrafo Fred Gustavos - destaque no reality show Arte da Fotografia (canal Arte 1) em 2018 - ilustrações de Marcella Gaioto - selecionada com o trabalho “Dentro do Ser” (em parceria com o Coletivo Coma a Fronteira), para a 3º Feira Interativa de Zine e Afins (FIZ) e o 4º Festival de Leitura e Literatura de Bauru (FELELI) em 2019 - e capa assinada pela também estreante Carla Renck, acadêmica de Letras na UFMT-Cuiabá.
 
O lançamento de “Nossa Alegria Triste” acontece no Instituto de Linguagens (IL) da UFMT, durante todo o dia 15 de outubro de 2019, pela manhã, tarde, e com finalização em uma noite de atrações culturais com artistas cuiabanos, com teatro, música e poesia. 
 
Lucas nasceu em Juína e tem 26 anos. É acadêmico formando em Letras - Literatura pela Universidade Federal de Mato-Grosso, e como fotógrafo e social mídia já assinou a linguagem visual e escreveu roteiros para o Studio 202, a Loja Zaffir, a Loja Fave; fez produções para o Shopping Pantanal, a Pizzaria Padrino, o Chef Juliano, e o Sindicato Intermunicipal de Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares de Mato Grosso (SHRBS-MT), além do canal de humor Não Convém.
 
Atualmente, é diretor cultural do Grupo Cena Livre de Teatro, onde já escreveu, encenou e dirigiu três espetáculos: Factóide (2017), Cápsulas de Humor (2019) e Ele é Quem Quer (com estreia dia 19 e 20 de outubro no Teatro Universitário da UFMT). No momento, sonha em vender livros de forma independente. 

Serviço

Lançamento “Nossa Alegria Triste” (livro de poesias)
Data: Terça, 15 de outubro de 2019.
Horário: 8h às 20h.
Local: Instituto de Linguagens (IL), UFMT-Cuiabá. 
Mais informações: instagram @aquelelemos
www.facebook.com.br/lucaslemosss
Contato para pré-venda: Whatsapp (65) 99947-5181
Imprimir