Imprimir

Notícias / Cinema

Seminário discute possível comissão para atrair produções cinematográficas nacionais para MT

da Redação - Isabela Mercuri

O publicitário André Faria, diretor executivo da Rede Brasileira de Film Commissions, vem a Cuiabá na próxima quinta-feira (7) para ministrar um seminário sobre a rede. Esta é primeira ação para estimular a criação de uma destas comissões em Mato Grosso. As ‘Film Comissions’ têm por objetivo atrair produções audiovisuais para a cidade, o que, por consequência, gera empregos e estimula o turismo.

Leia também:
Secretaria de cultura quer criar comissão para atrair produções cinematográficas nacionais para MT
 
O seminário acontece às 15h30 no Salão Nobre do Palácio da Instrução, tem entrada franca, e é voltado à cadeia produtiva do audiovisual e seus desdobramentos econômicos e sociais. O evento é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), via Secretaria Adjunta de Turismo.     
 
De acordo com a assessoria, o encontro também busca apoiar a cadeia produtiva do segmento, traçando caminhos práticos para uma conexão entre os produtores e entidades públicas e privadas da região.
 
André Faria é representante do Brasil na Latin American Film Commission Network, a Rede Latino-americana de Film Commissions. Publicitário, formado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, administra a rede brasileira desde 2017, onde organiza painéis, workshops, cursos e consultorias sobre o assunto e representa as Film Commissions brasileiras em eventos internacionais.
 
Ele explica que a recepção de projetos audiovisuais acarreta em múltiplos benefícios para as localidades que os recebem, impulsionando assim o crescimento da atividade econômica. “Uma produção audiovisual aciona empresas locais atuantes nos mais variados segmentos como alimentação, transporte, hotelaria, a exemplo. É real o ganho nas oportunidades de trabalho. Em um segundo momento, temos também o aumento da atividade turística, já que a região ganha maior visibilidade ao ser retratada em mais obras audiovisuais, atraindo assim mais visitantes e movimentando a economia local”, ressalta.
 
“Film Commissions fortes emanam de sociedades e governantes que já compreendem o retorno trazido pelo audiovisual. O seminário no Palácio da Instrução pode ser o primeiro passo para a implantação de um escritório Film Commission em Mato Grosso. Existem muitas Film Commissions espalhados pelo mundo com intuito de atrair e auxiliar as produções realizadas em sua região, sejam locais ou estrangeiras”, completa.

Para Paulo Traven, secretário adjunto de Cultura, os dados econômicos gerados pela cadeia produtiva do audiovisual são muito promissores. O secretário cita, por exemplo, filmes brasileiros em que aparecem cidades norte americanas. “Quando a cidade aparece num filme, aumenta o número de venda de pacotes para lá. Existem dados que apontam que toda vez que esse filme é reexibido na TV Brasileira, aumenta o número de pacotes para aquelas cidades que aparecem. Então, a gente está num esforço de juntar o audiovisual com o turismo nesse sentido, facilitando as produções e atraindo turismo para as nossas cidades”, garante.
 
Serviço

Seminário Mato Grosso Film Commission
Local: Salão Nobre do Palácio da Instrução
Quando: Quinta-feira, dia 07 de novembro a partir das 15h30
Entrada franca, vagas limitadas, apenas 100 lugares por ordem de chegada
Informações: 65 3163-0240
Imprimir