Imprimir

Notícias / Cinema

Filme com Gagliasso gravado em Cuiabá participa de renomado festival de Brasília

da Redação - Isabela Mercuri

O filme ‘Loop’, dirigido pelo cuiabano Bruno Bini, co-produzido pela Globo Filmes e gravado na capital mato-grossense, será lançado no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que acontece de 22 de novembro a 01 de dezembro. A obra de ficção de 98 minutos participa da ‘Mostra Competitiva de Longas’.

Leia também:
Gravação de filme com Bruno Gagliasso na Praça Popular chama atenção dos moradores

As filmagens começaram em fevereiro de 2018. O filme é fruto de um projeto aprovado por editais do Governo do Estado, Prefeitura de Cuiabá, e com fundos da Lei do Audiovisual, da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), e tem o Canal Brasil como um dos patrocinadores.

O personagem principal da trama é interpretado pelo ator global Bruno Gagliasso, e a supervisão artística ficou por conta do renomado diretor Fernando Meirelles. O cuiabano Bruno Bini, diretor e roteirista, já recebeu 47 prêmios por seus curtas em diversos festivais em todo o mundo.

Além de Bruno Gagliasso, participam também do núcleo principal do filme Bia Arantes (O Filme da Minha Vida), Branca Messina (Não por Acaso, 400 Contra 1) e Nikolas Antunes (Liberdade, Liberdade; Ilha de Ferro).

O contato com a Globo Filmes surgiu a partir da co-produção, que é da Valkyria Filmes, uma produtora do Rio de Janeiro. O filme passou por um processo de seleção interno da casa, com uma comissão de diretores como Cacá Diegues e Fernando Meirelles. Fernando – famoso por ter dirigido ‘Cidade de Deus’ – se interessou pela história, e entrou como supervisor artístico, pela Globo Filmes. A produção é da Plano B Filmes, de Cuiabá, e tem também co-produção da Druzina Content.

‘Loop’ conta a história de um rapaz que fica obcecado com a ideia de voltar no tempo depois que a namorada morre. Durante o processo a investigação do assassinato da namorada, ele acaba descobrindo que ele pode ter relação com uma tragédia pessoal dele próprio. Trata-se de uma ficção científica realista com toques de suspense.

Após o lançamento, a ideia é que haja distribuição nacional. A entrada da Globo Filmes traz, dentro do acordo, a cessão de direitos de exibição depois de ele passar em cinemas comerciais.

Mostra competitiva

Esta é a primeira vez que um longa-metragem mato-grossense é selecionado para a mostra competitiva do Festival. No total, foram longa-metragens 189 inscritos. Os filmes concorrerão a prêmios em dinheiro e aos cobiçados troféus Candango.

A premiação será definida por um júri que tem Cacá Diegues como presidente e nomes expressivos do setor audiovisual nacional, como a atriz Bruna Linzmeyer, o jornalista Artur Xexéo e o crítico Pablo Villaça. O festival é o mais antigo e tradicional do país, que chega à 52ª edição, entre os dias 22 de novembro e 1º de dezembro, na capital do Brasil.
Imprimir