Imprimir

Notícias / Música

Curso de extensão discute manifestações culturais do nordeste no MISC

da Redação - Isabela Mercuri

Um curso de extensão sobre as manifestações culturais do nordeste acontece até a próxima quinta-feira (28) no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC), com a formadora Ana Carolina Correia de Assis (Ana Cacimba), sempre das 19h às 22h. A participação é gratuita. 

Leia também:
Evento de blues e rock traz artista gaúcho com show ‘para dançar’ ao Empório 90

De acordo com a assessoria, o objetivo de Ana é estudar a pluralidade e riqueza da cultura popular brasileira, seu reflexo, sua ideia de tradição, memória e patrimônio. O curso “O Brincante e o Brinquedo - Manifestações Culturais Tradicionais do Nordeste” é realizado pela MT Escola de Teatro.

Os alunos terão contato com os conceitos de corpo e a ação do brincante, presentes nas manifestações da cultura popular brasileira, além de experimentação de sequências de movimentos, onde se articulam elementos da dança popular, teatro de rua, música e outras linguagens afins, com aulas expositivas e dialogadas, ancoradas em diferentes tecnologias educacionais.

Ana Cacimba é cantora, compositora e pesquisadora da cultura popular brasileira. Começou sua vida artística aos 12 anos no teatro e a cantar aos 16. Há 4 anos, começou uma pesquisa pessoal acerca dos cantos de trabalho de sua família, que pertence à comunidade quilombola de Caititu do Meio, no Vale do Jequitinhonha (MG).

Continuou a pesquisa pelos ritmos percussivos e cantos tradicionais do sudeste e do nordeste, por meio de vivências e cursos com grandes mestres da cultura popular, imersão e contato com diversos grupos tradicionais. Em 2016, sua pesquisa foi transformada em trabalho musical, como forma de continuar as tradições populares e disseminá-las para diversos tipos de públicos.

Segundo o diretor artístico da MT Escola de Teatro, Flávio Ferreira, os cursos de extensão cultural da MT Escola de Teatro são gratuitos e de curta duração. "Eles têm o objetivo de aprofundar reflexões sobre questões do processo teatral contemporâneo e colocar ao alcance dos aprendizes uma formação técnica e prática atualizada".

A MT Escola de Teatro é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), em parceria com a Associação Cultural Cena Onze, a Associação dos Artistas Amigos da Praça e Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Serviço

Curso de extensão cultural “O Brincante e o Brinquedo - Manifestações Culturais Tradicionais do Nordeste”.
Quando: de 22 a 28 de novembro, das 19h às 22h.
Onde: Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC) - Rua 7 de Setembro, 1, Centro Norte
Formadora: Ana Carolina Correia de Assis (Ana Cacimba)
Valor: Gratuito
Informações: (65) 2129-3848
Imprimir