Imprimir

Notícias / Música

Coral da Prefeitura se apresenta em um dos maiores festivais do Brasil

da Redação - Isabela Mercuri

Vinte e quatro vozes do Coral Educanto, da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, participam desde a última segunda-feira (25) do Festival Paraibano de Coros, um dos mais importantes festivais do Brasil, com abrangência nacional e internacional. Na última quarta-feira (27), eles apresentaram um repertório de músicas regionais, como Viola de Cocho, Enchente, Guraná, Pixé e mais duas escolhidas da MPB.

Leia também:
Orquestra da UFMT apresenta penúltimo concerto da temporada unindo erudito ao popular

De acordo com a assessoria da Prefeitura de Cuiabá, o repertório, além de ser legitimamente regional cuiabano, comemorou também o aniversário do coral, que vai completar três anos de atividades. Os integrantes do Educanto também levaram instrumentos tipicamente cuiabanos, como a Viola de Cocho, o Ganzá, o Môcho (banqueta de couro de boi para se tocar), e o violão para acompanhamento das vozes.

O encontro está em sua 17ª edição e vai até o dia 30 de novembro, sábado. Ele acontece na sala de Concertos Maestro José Siqueira, com a participação de cinco mil vozes, distribuídas em 62 corais e seis grupos convidados. A programação conta também com debates sobre o exercício e a prática do canto coral no Brasil e o panorama mundial do canto.

No sábado (30), o Coral também vai se apresentar no 1º Encontro da Usina Cultural Energisa, no município de Ingá, a partir das 15h. O evento reunirá mais quatro grupos dos Estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Bahia. “Para nós é muito importante porque estaremos em contato com a cultura de outros coros do Brasil, num ano muito especial para Cuiabá, quando estamos comemorando os 300 anos da nossa Capital, com um coral formado por servidores da Educação, que prezam pela nossa cultura”, destaca Eliane de Castilho, regente do Coral Educanto.

Para que o coral pudesse participar do evento, houve grande movimentação de amigos e apoiadores, como a banda Rasqueia Cuiabá e a Secretaria de Educação, na figura do secretário, Alex Vieira Passos e da adjunta, Edilene Machado que pessoalmente incentivam o coral, além do apoio direto de diretores e servidores. “É a cultura cuiabana sendo levada para fora do estado, com competência, dedicação e entusiasmo”, afirma o secretário de Educação, Alex Vieira Passos.

Cada coro terá um tempo de 20 minutos para apresentação, com quatro músicas, além das apresentações que ocorrem em vários eventos paralelos. “Estamos empolgadíssimos, dá até um frio na barriga já que é a primeira vez que o coral se apresenta e canta fora de Mato Grosso e, em um dos mais importantes eventos de música do país, com a participação de músicos internacionais, maestros importantes para a música brasileira, então estamos animados e empolgados”, ressalta Eliane, que também é mestre em música pela Universidade Federal de Mato Grosso.

O XVII Festival Paraibano de Coros é uma realização do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Fundação Espaço Cultural em conjunto com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Empresa Coteminas, com apoio cultural de várias outras empresas, além da Associação dos Docentes da UFPB (ADUFPB); da Cooperativa de Créditos (Sicredi/Creduni), do grupo Nord Hotéis, da Empresa Energisa e do Engenho Nobre.
Imprimir