Imprimir

Notícias / Literatura

Mato Grosso tem cinco finalistas na Olimpíada de Língua Portuguesa

da Redação - Isabela Mercuri

Cinco alunos da rede pública de Mato Grosso são finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa, com textos, em diversas categorias, escritos sobre o tema ‘O lugar onde vivo’. A final acontece em São Paulo no próximo dia 9 de dezembro. Uma professora do estado já foi premiada como vencedora na categoria Relatos de Prática, que reconhece as melhores experiências em sala de aula.

Leia também:
Livro de coach cuiabana estimula pessoas prestes a se aposentar a organizar a 'vida pela frente' 

No total, a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa recebeu 4.053 inscrições de Mato Grosso, tanto da rede estadual de ensino quanto das secretarias de educação de 140 municípios, totalizando 810 escolas. No Brasil, foram 171.035 inscrições nas cinco categorias por gênero textual, com adesão de todos os estados e de 4.876 municípios (87,5% do total), alcançando 42.086 escolas.
 
Esta edição da Olimpíada foi lançada em fevereiro e, desde então, os alunos e docentes se envolveram com a produção de texto. De acordo com a assessoria, o tema escolhido propiciou aos estudantes estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local.
 
A realização da Olimpíada é do Itaú Social e do Ministério da Educação (MEC), com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O objetivo é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita.
 
A partir da metodologia do ‘Programa Escrevendo o Futuro’, os professores também realizaram oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
 
O concurso conta com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.
 
Alunos e professores finalistas do Mato Grosso:


“Categoria Crônica”
Título: Fim do mundo
Aluna: Jessica Vitoria da Silva Rocha
Professora: Cinthia Angélica Da Silva Alves
São José do Rio Claro/MT
Escola: E. E. Santana D´ Água Limpa       
  
“Categoria Documentário”
Título: Separa pra nós: o tempo vale ouro e o lixo também
Alunos: Emily Horing, João Guilherme Moraes e Thauany Gabriella
Professora: Lisdafne Júnia de Araújo Nascimento 
Juína/MT
Escola: IFMT Campus Juína

“Categoria Memórias Literárias”
Título: "Muleque, vem prá dentro"
Aluno: Luiz Felipe Cândido Pires
Professor: Senio Alves De Faria
Rondonópolis/MT
Escola: EMEF Princesa Isabel
*** Professora vencedora em Relato de Prática: 

“Categoria Artigo de Opinião”
“Tempo pra falar. Tempo para escrever.”
Maria Gorete Cogo da Silva
Aripuanã/MT
Escola Estadual São Francisco de Assis
Imprimir