Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Cena Onze comemora 30 anos de história com exposição no Cine Teatro

da Redação - Isabela Mercuri

Para celebrar seus 30 anos de historia, relembrar a atuação no fomento à cultura e homenagear todos que se dedicam às artes cênicas, a Cia Cena Onze de Teatro realiza, a partir desta quarta-feira (4) até o dia 22 de dezembro uma exposição que levará ao público um resgate de todos os trabalhos já apresentados pelo grupo.

Leia também:
Última apresentação do espetáculo “Cuiabá 300” acontece neste domingo

A abertura do evento acontece às 19 horas de quarta-feira (4), e contará com a presença de artistas como Vera Capilé, Caio Matoso, Eduardo Mahon, Marília Beatriz e Luciene Carvalho, além de uma exposição coletiva com os artistas plásticos Adir Sodré, Adriana Milano, Adriano Figueiredo, Babu 78, Carlos Pina,  Clóvis Irigaray, Rai Reis, Ruth Abernaz, Vera e Zuleika, Vicente Paulo e Zeilton Matos.

De acordo com a assessoria, na mostra o visitante poderá conhecer toda a trajetória da Companhia de Teatro ao longo das 3 décadas de atuação, a formação de dezenas de atores e os cursos de teatro. Atualmente, a companhia administra o Cine Teatro Cuiabá (CTC), via contrato de gestão compartilhada com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado, Cultura e Lazer (Secel).

A Cena Onze nasceu diante das necessidades de ações culturais voltadas para as comunidades carentes em Mato Grosso. Desde então, promove cursos de formação teatral, dança, circo, artesanato, pintura, palestras com foco na prevenção ao uso de álcool e outras drogas, uso sustentável dos recursos naturais, reciclagem, ecologia e educação para o trânsito.

Segundo o diretor da companhia, Flávio Ferreira, resgatar a dignidade do ser humano é um dos objetivos da instituição. "Para isso, utilizamos a arte como ferramenta da arte-educação e de enfrentamento ao uso de álcool e drogas para ajudar a elevar a autoestima das pessoas em situação de vulnerabilidade social. A arte resgata o que temos de melhor", explica.

O grupo também realiza inclusão das comunidades carentes e do Centros de Convivência, Centros Comunitários, Aterro Sanitário (Lixão), Escolas públicas, Casas Abrigo, Comunidades Terapêuticas, Aldeia Xavante, entre outros.

Ainda segundo Flávio, as ações na área cultura são um aprimoramento do que já vem sendo feito com os alunos. “No decorrer dos anos montamos alguns trabalhos e sempre no final do trimestre, fazemos um espetáculo de encerramento de curso para mostrar o resultado”, detalha.

A mostra fica em cartaz até o dia 22 de dezembro no foyer do Cine Teatro Cuiabá, das 08h às 18h.

Serviço

Exposição "Cena Onze 30 Anos"
Data: de 04 a 22 de dezembro, das 08 às 18h
Local: Cine Teatro Cuiabá
Imprimir