Imprimir

Notícias / Comportamento

Clínica realizará evento infantil com experiências sensoriais em comemoração ao Dia Internacional do Deficiente

Da Redação - Vinicius Mendes

A Vital Kids Clínica especializada em reabilitação infantil, realizará em Cuiabá o Sensory Camp em parceria com Neuroeducando, Clínica que já realiza o Evento no Rio Grande do Sul oferecendo as crianças e a famílias experiências sensoriais. No dia 03 de dezembro é celebrado Dia Internacional do Deficiente Físico, data Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). Este dia tem como objetivo a sensibilização da comunidade para os desafios enfrentados por pessoas com deficiência física.
 
Leia mais:
No ‘dia do voluntário’, Coletivo mostra resultado do trabalho e chama novos colaboradores
 
Segundo a Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento pelo Mackenzie, Camila Albues, fisioterapeuta e proprietária da Clínica Vital Kids, o Sensory Camp traz a ideia de um acampamento sensorial, onde o planejamento é conduzido por uma equipe multiprofissional.
 
Albues destaca que as limitações e dificuldades das pessoas não são apenas relacionadas a alterações nas estruturas e/ou funções do corpo, mas também ao ambiente e contexto em que se encontram.
 
“Assim, com o Sensory Camp tem-se a oportunidade dessa pessoa juntamente com seus familiares e equipe de saúde potencializar a participação e interação dos envolvidos, uma vez que, ainda temos o ambiente diário da clínica limitado quanto aos aspectos de interação social e observação das relações interpessoais” destaca a Camila Albues.
 


Segundo Matheus Ribeiro Fisioterapeuta proprietário da Neuroeducando, Clínica criadora do Sensory Camp, reforça que o evento promove uma variabilidade de inputs motores, sensoriais, cognitivos, sociais e emocionais, tendo como um efeito neuroprotetor, bem como, se potencializa o processo de reabilitação o favorecimento da neuroplasticidade.
 
“Pesquisas sugerem que o contato com o ambiente enriquecido não só é capaz de proliferar e modificar novos circuitos mas é capaz de incorporar funcionalmente essas mudanças no córtex cerebral, inclusive sugerem a importância de incorporar estimulação sensório-motora como a olfativa, tátil, auditiva, proprioceptiva, vestibular e motora  nos ambiente que a pessoa circula” destaca o fisioterapeuta.
 
“A Vital Kids traz esse evento para proporcionar a oportunidade de potencializar aos nossos pacientes a vivenciar com funcionalidade outro contexto ambiental enriquecido, favorecendo as relações interpessoais e sociais”, finaliza Camila Albues que é professora de Neurologia Infantil da UNIC (Universidade de Cuiabá) e de Pós Graduação da Inspirar.


Camila Albues e Matheus Ribeiro
Imprimir