Imprimir

Notícias / Música

'Cameratas de Concerto' terá apresentação com clássicos a MPB e Can Can e entrada franca

da Redação - Isabela Mercuri

Uma apresentação das ‘Cameratas de Concerto’ acontece nesta sexta-feira (6), 20h, no auditório da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A entrada é gratuita, e o espetáculo contará com os violinistas Lucas Costa e Lígia França e a violista Kályta Alencar como solistas.

Leia também:
Grupo de dança do Notre Dame apresenta espetáculo para conscientizar sobre preservação ambiental; fotos

De acordo com a assessoria da UFMT,  as canções executadas pelos solistas serão “Gavotte in D Major”, de Johann Sebastian Bach; “Gavotte”, de Jean-Baptiste Lully; e “Theme from Witches’ Dance”, de Niccolò Paganini, respectivamente. A oportunidade surgiu como premiação aos músicos após participarem de um concurso promovido no início do ano.

A Camerata Cuiabana é uma orquestra de cordas formada por bolsistas e alunos do programa de extensão ‘UFMT com a Corda Toda’, coordenado pelos professores Oliver Yatsugafu e Rubia Naspolini. Seu objetivo é proporcionar aos instrumentistas em formação experiências e vivências próprias da prática orquestral.

O programa será aberto com ‘Hornpipe in D’ de Georg Friedrich Händel, compositor alemão do período barroco. “A obra faz parte de uma coleção de movimentos orquestrais encomendados ao compositor, chamado de música aquática. Segundo a história essas obras tiveram sua estreia tocadas por músicos situados em cima de uma barca no rio Tâmisa”, conta o diretor do espetáculo, Adriano Dantas, que é Bacharel em Música com Habilitação em Regência pela UFMT.

Além disso, o concerto se encerra com duas peças da música popular brasileira: ‘Xote das meninas’, de Luiz Gonzaga, e ‘Canção da América’ de Milton Nascimento, com arranjo do Maestro Adriano Dantas, que dirige o concerto e terá o ‘Can Can’, um dos temas musicais da primeira opereta do compositor franco-alemão Jacques Offenbachm “Orfeu no Inferno” e “Radetzky March”, composta por Johann Strauss, considerado o Pai da Valsa, em homenagem a um marechal levando no título seu sobrenome.

“Na sequência do concerto teremos um arranjo reduzido da ‘New World Symphony’, do compositor romântico checo Antonín DvoÅ?ák. ‘Panis Angelicus’, outra obra do período romântico, composta por César Franck, será executada apenas instrumental. A versão cantada já teve interpretes como Luciano Pavarotti e Andrea Bocelli”, finaliza o diretor.

O evento é uma realização da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) e do Departamento de Artes, vinculado à Faculdade de Comunicação e Artes (FCA).
Imprimir