Imprimir

Notícias / Artes visuais

Reta final do curso de História da Arte de Aline Figueiredo tem inscrições abertas ao público

da Redação - Isabela Mercuri

Os últimos três dias do curso de História da Arte da crítica e animadora cultural Aline Figueiredo acontecem desta segunda-feira (16) até quarta-feira (18) no Auditório do Centro Cultural da UFMT. Apesar de fazerem parte de uma programação maior, as aulas são abertas também a novos alunos.

Leia também:
IFMT inaugura galeria ao ar livre com obras de artistas consagrados do estado
 
O conteúdo será desde a pré-história e o panorama atual das artes visuais mato-grossense até a conexão entre a literatura e as artes plásticas. O curso é coordenado por Amanda Gama e Willian Gama, e tem por objetivo fomentar conhecimento sobre a história da arte e memória da humanidade. “Dá para chegar na hora do curso também e se não houver lotação máxima, a entrada é liberada”, destaca Willian. As aulas começam às 19h30 e seguem até às 21h30.
 
Segundo Aline, nesta segunda-feira (16) os alunos aprenderão sobre a arte brasileira, do século XVII às bienais de São Paulo e tendências atuais. “Já na terça-feira (17), apresentamos o panorama da arte mato-grossense, abrangendo noções sobre sua presença na cena brasileira, a força da pintura cabocla e por fim, quais são, como atuam e como atuaram os principais artistas ao longo de mais de 40 de descentralização da arte brasileira”, explica.
 
Na quarta-feira (18), último dia do curso, ela tratará da relação entre a plástica e a literatura, incluindo a perspectiva entre a plástica e a literatura de Mato Grosso. Aline, por exemplo, tem vasta produção literária, tendo publicado diversos catálogos e livros.
 
“É um panorama que tem início na pré-história e no nascimento da escrita, conceitos de arte e literatura da antiguidade até atualidade, passando por referências clássicas da literatura e da história da arte”.
 
O curso tem ainda enfoques do humanismo e renascimento (séc. XV e XVI), o iluminismo (séc. XVIII) e as considerações do pensamento estético; a efervescência literária e plástica do século XIX, através do romantismo e do realismo e observações sobre artistas plásticos que se inspiraram na literatura e vice-versa. Serão apresentadas também, noções sobre a literatura brasileira tais como o naturalismo, o modernismo (e o sentimento nativista) e suas referências nas artes plásticas.
 
A nova edição do curso foi realizada graças a incentivo da Prefeitura de Cuiabá, por meio do Edital 001/2019 (Termo de concessão de auxilio n° 17/2019), publicado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo. A Universidade Federal de Mato Grosso, bem como a Galeria Mirante das artes são parceiras no projeto.
 
Serviço

Curso de Extensão em História da Arte Com Aline Figueiredo [certificados só para quem cumpriu a carga horária de 20h]
Inscrições AQUI
Local: Auditório do Centro Cultural da UFMT. Situado na Av. Edgard Vieira, S/n, Boa Esperança, Cuiabá - MT. CEP: 78060-900.
Aulas até 18 de dezembro de 2019
Mais informações: (65) 992511805. (Galeria Mirante das Artes) ou pelo e-mail:
cursomacp@gmail.com
Imprimir